Secretário de Turismo, Diego Pinho, com operadores e agentes de viagem na comunidade Coroca. Como forma de avançar na promoção do destino Santarém para os diversos mercados turísticos nacionais e internacionais, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), promoveu, no período de 14 a 16 de outubro, a programação da Famtour, com operadores e agentes de viagens do Brasil e exterior que visitaram os principais pontos e equipamentos turísticos para implementar em suas estratégias de vendas de pacotes de viagens, o destino Santarém.Operadores e agentes de viagens visitando instalações de hotel.
A Famtour se difere das Press Trips por conta do público-alvo, pois na Press Trip participam da vivência turística os profissionais que divulgam suas experiências em seus canais e na Famtur os profissionais que vendem os destinos por meio de seus pacotes de viagens, como explicou o técnico da gerência de promoção da Setur, Gustavo Gurgel.
“A Famtour é quando você promove uma viagem para que operadores e agentes de viagens conheçam os destinos e seus equipamentos. É uma viagem diferenciada porque, além de mostrar os produtos turísticos do local, também promove um encontro com os equipamentos desses lugares onde eles visitam. São visitas em hotéis, restaurantes, locadoras de veículos e pontos turísticos. E eles precisam saber quem trabalha nessa cadeia produtiva para que possam oferecer isso dentro dessas agências e operadoras de viagens, para oferecer um roteiro formatado e estabelecer negócios no fechamento de pacotes, como fechar locações com os equipamentos ao qual ele está visitando. É bem diferente da Press Trip”, destacou.
Visita na Casa do Saulo, na praia de Carapanari.De acordo com o secretário de Turismo, Diego Pinho, a Famtur é mais uma etapa sendo implementada para a promoção do destino Santarém. “Dentre as estratégias de promoção para o posicionamento de Santarém em vários mercados consumidores de turismo está a Famtour. Já divulgamos nossos produtos e equipamentos por meio da Agência de Notícias da Prefeitura de Santarém, recebemos influenciadores digitais e jornalistas nacionais e internacionais e agora estamos recebendo os operadores e agentes que elaboram e oferecem roteiros em diversos mercados no Brasil e no mundo, que com certeza impulsionarão e estimularão a vinda de turistas com mais segurança, para o destino Santarém, pois com essas experiências turísticas conhecerão de perto nossa infraestrutura turística”, ressaltou.
Fazem parte da Famtour
1. Eduardo Moscardi
Empresa: MGM operadora
Origem: Curitiba
2. Maria Eduarda Bezerrs
Empresa: Blanc tour
Origem: Rio de Janeiro
3. Rita Vasconcelos
Empresa: Ricc tours
Origem: Porto Alegre
4. Rafael Vieira
Empresa: CVC
Origem: São Paulo
5. Matteo Ciavarella
Empresa: Bosco Rosso
Origem: Roma
6. Maria do Socorro Melo
Empresa: Ambiental
Origem: São Paulo
Os operadores e agentes de viagens fizeram visita em hotéis, participaram de City Tour, incluindo visita ao mercado municipal, Centro Cultural João Fona, visita ao Mirante do Rio Tapajós onde se aprecia o espetáculo do encontro das águas escuras e barrentas do rio Amazonas com as águas esverdeadas do Tapajós. Conheceram a gastronomia santarena dos restaurantes da cidade, contemplaram as belezas naturais das comunidades tradicionais que desenvolvem o turismo de base comunitária.