4. Operação Verão: Prefeitura atua com três frentes de trabalho na zona rural
Operação Verão: Prefeitura atua com três frentes de trabalho na zona rural Autor: Desconhecido

Operação Verão: Prefeitura atua com três frentes de trabalho na zona rural

Mais de 230 km de ramais e vicinais foram recuperados pela Prefeitura no primeiro semestre de 2019. Foto-Mauro Nayan

O município de Santarém virou um verdadeiro "canteiro de obras" neste verão. Com três frentes de trabalho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), iniciou recentemente a "Operação Verão" na zona rural. Neste primeiro momento, os serviços, com empiçarramento, beneficiam as regiões da Rodovia Santarém-Curuá-Una e Lago Grande. O trabalho vai garantir mais conforto e mobilidade à população.

Na região da Curuá-Una, os trabalhos iniciaram na vicinal que interliga as comunidades Igarapé Açu a Poço das Antas. Serão recuperados 26 Km de ramais. Os serviços beneficiarão as comunidades: Igarapé Açu, Samaúma, Ipaupixuna, Tiningu, Murumuru, Murumurutuba, São Francisco da Cavada, Santa Cruz e Poço das Antas. Também nesta área, outra frente de trabalho atua nas comunidades Porto Novo e São Pedro.

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, acompanha de perto os serviços. De acordo com o titular da pasta, o município inicia neste verão a operação com diversas equipes atuando com máquinas em várias frentes na zona rural, por determinação do prefeito Nélio Aguiar.

Operação Verão melhora a mobilidade na zona rural. Foto-Mauro Nayan

"Enquanto município, estamos chegando e beneficiando várias comunidades com serviços de terraplenagem na zona rural, dando trafegabilidade em vicinais que antes estavam comprometidas. A pedido do nosso prefeito, atuamos fortemente também na zona rural, buscando valorizar os agricultores, que são responsáveis por incentivar e movimentar a economia do município através da comercialização dos seus produtos", disse Costa.

Maria Rodrigues Alves, moradora de Igarapé Açu, relata que há anos as estradas da região não passavam por uma recuperação. De acordo com ela, os moradores das localidades, sofriam com o péssimo estado da via, além do lamaçal em tempos de chuva e buracos no verão.

"É um serviço que trará inúmeros benefícios para nós moradores da região, principalmente, em relação ao escoamenro da produção e transporte escolar. Antes, sofríamos bastante com a falta de trafegabilidade", explica.

Frentes de trabalho atuam na região da Curuá-Una e no Lago Grande. Foto-Mauro Nayan

A Prefeitura de Santarém, através da Semap, sensível a esta realidade tem buscado minimizar os problemas dentro da esfera de sua competência, tentando estender de forma mais abrangente possível os benefícios de infraestrutura a essas áreas carentes.

Somente no primeiro semestre de 2019, a Semap realizou serviços de terraplenagem para retirada de pontos críticos e recuperação da malha viária nas seguintes regiões: Curuá-Una, Eixo Forte, Corta Corda e Lago Grande, totalizando 233,5 km. No ano de 2018, foram 365 Km de ramais recuperados na zona rural.