A Associação Flores do Tapajós em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) promoveu no período de 7 a 10 de março a "Feira Flor Mulher" em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, foram ofertadas oficinas de jardinagem para floricultores e a população em geral, como: Cactos e Suculentas, Rosa do Deserto e Cultivo de Plantas Ornamentais.
As oficinas com quatro horas de duração em cada dia contaram com atividades teórica e prática. Ao total 90 participantes foram capacitados e aprenderam os fundamentos básicos de jardinagem. Na ocaião receberam de técnicos da Semap e da própria Associação noções sobre a implantação e manutenção de jardins internos e externos, técnicas de preparação do solo, botânica, adubação, irrigação, condições ambientais, além dos tratos culturais de plantio.
De acordo com o presidente da Associação Flores do Tapajós, Luiz Alberto, cursos como este, além de serem uma forma de aprendizagem rápida e prática, incentivam o empreendedorismo no município e proporcionam a oportunidade de uma nova fonte de receita para a família. "Foi gratificante ver o interesse e o envolvimento dos participantes nos quatro dias de atividade. Programamos a Feira Flor Mulher, idealizada para marcar o Dia da Mulher. Além de ser uma homenagem, oportunizamos a eles a chance de se tornarem pequenos empreendedores através do curso de Jardinagem", declarou Alberto.
O técnico da Semap, Flávio Nascimento que ministrou as oficinas de Cactos e Suculentas e Cultivo de Plantas Ornamentais, destacou a importância dos cursos para a população. "As oficinas foram uma excelente oportunidade para melhorar o conhecimento da população que adquiri plantas no mercado das flores. Além disso, uma forma de apoiar o pequeno produtor florista em melhorar a economia do município", disse Nascimento.
O Mercado das Flores fica localizado na Avenida Curuá-una s/n anexo ao Mercado da Prainha. O espaço reúne flores e plantas paisagísticas, ornamentais, frutíferas entre outras cultivadas pelos integrantes da Associação Flores do Tapajós. O espaço funciona das 7h às 18h00 de segunda a sábado e nos domingos e feriados das 7h às 12h.