1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Oficina de biojóias: detalhes da cerâmica Tapajônica na produção de peças
Oficina de biojóias: detalhes da cerâmica Tapajônica na produção de peças Autor: Desconhecido

Oficina de biojóias: detalhes da cerâmica Tapajônica na produção de peças

Katiane de Jesus
Publicado em - Atualizado
...

 

 

Autora: Alciane Ayres

 

 

Santarém participa da 19ª Semana Nacional de Museus, através de programação que ocorre nas dependências do Centro Cultural João Fona.

 

Entre as atividades, a oficina de biojóias com detalhes da cerâmica Tapajônica, está sendo ministrada pela arqueóloga e artesã Francielly Sá.

  

A oficina é desenvolvida em etapas. A primeira foi de conhecimento das peças em exposição do acervo arqueológico, e nessa pesquisa, os participantes escolheram algumas características da cerâmica Tapajônica para serem reproduzidas nas peças que estão confeccionando. “A matéria-prima principal nessa produção é a argila, o popular barro. Retiramos as impurezas do barro, e iniciamos então, o processo de modelagem e secagem ao sol. Depois, as peças são lixadas e ainda passam pelo processo da queima, para finalizar com a pintura”, explicou Francielly, acrescentando que os moldes são ao estilo de pingentes no uso de fios e podem ser usados como cordões ou pulseiras.

 

 

"É muito importante aprender mais sobre a nossa história. É um conhecimento que nos acrescenta na arte do artesanato”, disse Santana Juvita Galúcio, participante da oficina, observando que esta é a primeira vez que realiza uma atividade que faz uso da argila para produção de biojóias.  

 

 

A oficina de biojóias deve encerrar nesta quinta-feira, 20.

 

Programação

 

Data: 20/05

Hora: 15h30 às 17h30

Atividade: Webnário "Caminhos Amazônicos, Encarte da Cartografia Cultural das Mulheres"

Organização: Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia.

Palestrantes: Patrícia Chaves (CCJF/Santarém), Ana Maziles (Associação dos Amigos do Museu de Itaituba), Ana Harada (Museu Paraense Emilio Goeldi) e Gilma D´Áquino (Museu Paraense Emilio Goeldi).

Transmissão: Youtube

  

 

Atividade: Exposição Arte Circense Santarena – Saberes e Tradições (Trupe Pimentas)

Ocorre até o encerramento, na sexta-feira (21).

 

 

A 19ª Semana Nacional de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta edição, "O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar", é executado no cenário local pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

 

O Centro Cultural João Fona (CCJF), prédio público com atribuições de Museu que recebe essa atividade, funciona de segunda a sexta-feira, das 0008h às 18h00 horas, na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.