1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Obras de esgotamento sanitário progridem na Avenida Tapajós
Obras de esgotamento sanitário progridem na Avenida Tapajós Autor: Desconhecido

Obras de esgotamento sanitário progridem na Avenida Tapajós

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Mais de 90% das obras de saneamento já foram executadas. Foto-Mauro Nayan A importância do saneament...

Mais de 90% das obras de saneamento já foram executadas. Foto-Mauro Nayan

A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade. Sabendo disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), avança com as obras de esgotamento sanitário na Avenida Tapajós, entre as Travessas Tiradentes e Felisbelo Sussuarana.

A atual gestão recebeu o contrato com 28,15% de execução. Hoje, já são 93,92% dos serviços realizados. “A Avenida Tapajós está interditada e será liberada para o Círio. Após isso retomaremos com os trabalhos para que sejam finalizados. No momento, a equipe está trabalhando na implantação do coletor tronco, que é a tubulação de tratamento de afluentes líquidos”, informou o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões.

Além das obras de saneamento, o atual contrato contempla, ainda, drenagem e urbanização. Foto-Mauro NayanO titular explicou ainda sobre os trabalhos que estão sendo feitos na Travessa Assis de Vasconcelos com a implantação da estação elevatória. No local, foram efetuados cortes rasos em cinco mangueiras e em um ipê, que se fizeram necessários por conta das obras de esgotamento sanitário que vão trazer avanço ao saneamento do município.

As espécies passaram por estudo e análise da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que constatou que as raízes não permitiriam a instalação da tubulação. E por questões de utilidade pública, a supressão foi necessária. Desta forma, os cortes foram autorizados.

Em reunião com os representantes dos moradores do perímetro foi dado ciência dos cortes e de todo o procedimento.

“Ressaltamos que a nossa equipe técnica possui um projeto já planejado para ser executado após o término dos serviços de esgotamento, que é o plantio de mais espécies na Trav. Assis, denominado Calçada Verde”, informou o secretário de infraestrutura, Daniel Simões.

Sobre a obra

Os bairros Aldeia, Santa Clara, Aparecida e Centro serão beneficiados após o término. Foto-Mauro NayanO serviço de esgotamento sanitário faz parte do PAC 2, contrato nº 350.963-47, sob a responsabilidade da empresa Carmona Cabrera, constam nele: construção do coletor tronco, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), construção da linha de recalque por gravidade, ligações de rede de esgoto e 225 metros de orla, incluindo drenagem e urbanização. A obra contempla os bairros Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.