A construção da Praça de Esporte e Cultura (CEU), localizada no bairro São José Operário, já está em fase final. As obras fazem parte do contrato nº 047/2012 no valor de R$ 1.615.577, com repasse do Ministério da Cultura e Prefeitura de Santarém, sob a responsabilidade da construtora Matos Engenharia.
Nas obras constam telecentro, banheiros, bicicletário, salão para teatro com 60 lugares para plateia, com camarim, quadra coberta (423 m²), pista de skate (163 m²), play ground (90,68 m²), equipamento de ginástica (94,80 m²), área de mesa de jogos (31,60 m²), biblioteca (66,13 m²). "Noventa por cento das obras já foram realizadas. A equipe está instalando alguns equipamentos e, em breve, a população contará com mais um espaço de lazer na cidade", explicou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Daniel Simões.
O espaço já conta com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), inaugurado em setembro de 2016, e beneficia 3.480 famílias. "Os moradores do bairro São José Operário já contam com um local que oferece atendimento psicológico e pedagógico. Com a Praça do CEU, o local se transforma em um complexo, com vários atendimentos de esporte e lazer", destacou a coordenadora do Cras, Vanderléia Ferreira.
A Prefeitura de Santarém está trabalhando na pavimentação das ruas do entorno da praça. A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está realizando serviços de terraplenagem nas vias: São Nicolau, Nações Unidas e Tupaiulândia.
A jovem Liliane Oliveira, 19 anos, mora há 4 anos no bairro e agradece pelos serviços. "Moro em frente à escola Belo de Carvalho e sempre vi que aqui era necessário a manutenção, mas graças a Deus vem mais que a manutenção, as ruas serão asfaltadas e vai melhorar a trafegabilidade", agradeceu.