As obras da Orla de Santarém estão chegando a 20% de execução. Além de evitar enchentes, melhorar a economia, o Projeto vai embelezar ainda mais a frente da Cidade. O avanço célere das obras foi constatado na tarde desta segunda-feira (5), em vistoria realizada pelo Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, deputados federais, prefeito de Santarém Nélio Aguiar, secretário Municipal de Infraestrutura Daniel Simões, vereadores e outras autoridades.
Saiba Mais:
"Com o avanço das obras temos a certeza que a orla será rapidamente entregue para a população de Santarém, trazendo segurança para quem aqui circula. Essa obra garante que após o término tenhamos píeres para atracação, um conjunto de bombas, para evitar alagamentos, e claro deixando Santarém mais bonita. Isso tudo é fruto da parceria do Ministério da Integração Nacional e Prefeitura de Santarém, demonstrando nosso respeito e cumprindo a nossa obrigação, que também é fiscalizar e verificar a aplicação dos recursos", enfatizou o ministro Helder.
O gestor municipal destacou a importância da vistoria das obras. "Nossa equipe tem fiscalizado diariamente essa obra, mas é importante a presença do Ministro e da Defesa Civil nacional fiscalizando a execução dos serviços, para que possa ficar a contento, e ainda resolver o nosso problema de alagamento da Avenida Tapajós. A empresa responsável pela obra está fazendo a escavação de blocos para a sustentação do muro de contenção. Eles também estão trabalhando na fundação e posteriormente será efetuado o lançamento das placas pré-moldas sobre esses blocos", explicou Nélio Aguiar.
As obras do projeto de construção de 1.640 metros de muro de contenção, implantação de 6 píeres e construção de 2 casas de bomba na orla foram a viabilizadas através do Ministério da Integração nacional e tem investimento no valor de R$ 72.103.595,26.
Após a vistoria, o ministro participou da Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos do Legislativo da Câmara de Vereadores, onde recebeu o título de "Cidadão Santareno" e assinou sete convênios de emendas parlamentares dos senadores Jader barbalho e Paulo Rocha, e dos deputados Beto Salame, deputado Francisco Chapadinha e deputado Lúcio Vale, que possibilitarão a liberação de exatos R$ 16.995.000,00 para investimentos em pavimentação de ruas e aquisição de máquinas. (Veja aqui quais os convênios e o valor captado por cada parlamentar)