4. O sentido da Semana da Pátria na expressão das escolas na avenida
O sentido da Semana da Pátria na expressão das escolas na avenida Autor: Desconhecido

O sentido da Semana da Pátria na expressão das escolas na avenida

Agencia Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais um desfile da Semana da Pátria/2019, nesta quarta-feira (04), para atender a comunidade escolar da área do Caranazal/Laguinho. O palanque ficou na Avenida Plácido de Castro, esquina com Dom Floriano e concentração das escolas na Travessa Frei Ambrósio. O percurso se deu no trecho entre a Avenida Plácido de Castro, entre as Travessas Frei Ambrósio e Haroldo Sena.

A abertura dos desfiles de hoje contou com os setores pedagógicos: PNAIC; GN10; Assessorias de Rios e Planalto; Gestão da Alfabetização; Novo Mais Educação; Fórmula da Vitória; Étnico Racial; Coordenação de Ensino; Correção de Fluxo e Psicossocial/ Educação Especial, acompanhados pela banda da Escola Municipal Maria Amália Queiroz de Sousa.

O coordenador da Semana da Pátria, professor Marcos Gentil, disse que os desfiles de hoje mostraram o alinhamento das escolas ao tema deste ano. Segundo ele, as demonstrações são percebidas pelas manifestações das escolas durante os desfiles, passando a mensagem de maneira lúdica sobre a importância da educação ambiental nas escolas, o respeito à pátria e ao civismo.

"Hoje, a exemplo do que ocorreu nos desfiles anteriores tivemos doação de mudas de plantas à população presente. Entende-se como uma expressão de reconhecer que a planta carrega o simbolismo do plantar e do colher", observou.

Para o professor este gesto é uma reflexão sobre o que se esta fazendo em prol da natureza e o que se espera colher no futuro. Nos desfiles de hoje discute-se, também, o sentido da Semana da Pátria aos brasileiros, em especial, a cada santareno.

Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, é uma grande oportunidade para suscitar nas mentes e nos corações de cada brasileiro o sentimento de amor à pátria e ao civismo. "Essas manifestações são expressas por meio das mensagens transmitidas a sociedade".

Segundo o prefeito, este ano o município está trabalhando sobre a conscientização ambiental, a fim de chamar atenção de que todos são responsáveis pela preservação da natureza. "Assim, somos convocados a promover o bem e a justiça em benefício da pátria, que precisa ser mais amada. Nesse momento, a nossa bandeira coloca-se acima de tudo, inclusive, das opções partidárias", lembrou.

Para a representante da Câmara Municipal de Santarém, professora Maria Josá Maia, a Semana da Pátria relembra a emancipação política do Brasil, momento para celebrar os valores cívicos, de amor e de exaltação à cultura brasileira. Por isso, todos os anos se destaca um tema relevante. "Este ano, Santarém reflete sobre o meio ambiente, pois precisamos nos conscientizar de que a nossa vida depende do meio saudável onde vivemos, mas precismos cuidar sempre", observou.

Alteração - O prefeito Nélio Aguiar, atendendo pedido dos comerciantes do centro da cidade, autorizou a alteração dos desfiles desta quarta-feira (04), no horário da noite, passando de 18h30 para às 19h.

Acompanhe a ordem dos desfiles desta quinta-feira (05)

05/09/2019 - Manhã: 7h30
Desfile Prainha/ Livramento
Palanque: Av. Dom Frederico, esq. com Rua Tupaiulândia.
Concentração: Av. Dom Frederico, entre São Nicolau (em frente à Praça do Livramento) e Av. Muiraquitã.
Percurso: Av. Dom Frederico, entre São Nicolau até a Rua Alvorada.
Dispersão: Entre Rua Alvorada e Av. Moaçara.
Abertura: NTM / Escola do Parque, acompanhados pela banda da Escola Brigadeiro.

1 - UMEI Jardim de Deus
2 - UMEI Interventoria