Edição de outubro do GGI/DRS destacou os novos investimentos que Santarém está recebendo e o saldo positivo na geração de empregos. Foto-Samuel Alvarenga/CCOM
O Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS), coordenado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), apresentou , nessa quinta-feira (24), informações relacionadas à mineração, por parte da Alcoa. Representantes do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) destacaram os avanços na produção; no painel de investidores, o público pôde conhecer mais uma empresa que vai começar a operar em Santarém - a Novo Lar - e o prefeito Nélio Aguiar explanou sobre a evolução positiva do saldo de empregos e o bom momento na economia.
A Alcoa, que completou 10 anos de operação no município de Juruti, informou aos presentes sobre as pesquisas que iniciou na região do Lago Grande, a respeito uma provável presença de bauxita naquele local. Por conta de uma decisão judicial, do ano de 2011, as ações, por parte da mineradora, estão suspensas.
O gerente da Alcoa em Juruti, Rogério Ribas, destaca as recentes pesquisas da mineradora na região do Lago Grande. Foto-Samuel Alvarenga/CCOM
Mais notícias sobre o GGI/DRS e desenvolvimento econômico
Grupo de Gestão Integrada entrega laboratório para tornar a produção de mandioca livre de doenças
Prêmio ODS Brasil: projeto coloca Santarém entre as 107 melhores práticas sustentáveis do país
Captação de recursos públicos e investimento privado devem impulsionar geração de empregos em 2019
Parcerias eliminam gargalos e ajudam as cadeias produtivas do município, avalia Nélio Aguiar
Cenário favorável projeta R$ 300 milhões em investimentos privados e mais de 700 empregos diretos
Geração de empregos em Santarém no ano de 2019 supera o saldo de 2013 a 2016
O Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) apresentou informações referentes à produção agropecuária nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. A produção, apesar dos gargalos relativos à infraestrutura, burocracia de processos, entre outros fatores, teve destaque com a movimentação de 4,6 milhões de toneladas de soja, a partir do terminal portuário da Cargill.
Eduardo Delgado, vice-presidente do Sirsan, apresenta informações da produção agropecuária em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Foto-Samuel Alvarenga/CCOM
No painel de investidores, a Novo Lar, loja do setor de departamentos, iniciará suas atividades em Santarém, na próxima terça-feira (29). O investimento inicial é de R$ 3 milhões, com dezenas de empregos diretos gerados.
No painel de investidores, a empresa Novo Lar anunciou a inauguração de sua loja em Santarém, na terça-feira (29). Foto-Samuel Alvarenga/CCOM
Por fim, o prefeito Nélio Aguiar explanou sobre o painel econômico do município e a evolução positiva em relação ao saldo de empregos, no acumulado do ano até o mês de setembro. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município de Santarém superou o saldo de empregos referente aos anos de 2017 e 2018.
Explanação do prefeito Nélio Aguiar sobre a geração de empregos em Santarém. Foto-Samuel Alvarenga/CCOM
Nélio, também, destacou o trabalho contínuo da gestão em desburocratizar os processos para que os investidores possam se fixar em Santarém, com segurança jurídica, gerando renda, aumentando a arrecadação de impostos e, sobretudo, oferecendo perspectivas de empregos.
Participantes da edição de outubro do GGI/DRS. Próxima reunião, dia 21/11. Foto-Samuel Alvarenga/CCOM