4. Novos condutores de turistas são qualificados para atender na temporada de cruzeiros em Santarém
Novos condutores de turistas são qualificados para atender na temporada de cruzeiros em Santarém Autor: Desconhecido

Com o objetivo de aumentar o contingente de condutores de turistas em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou nesta sexta-feira (29), na sala de reuniões do Centro Municipal de Informações e Educação Ambiental (Ciam), o curso de Atendimento em Recepção Turística. O projeto é de autoria do professor universitário Vitor Carvalho que pretende formar 23 novos condutores de turistas e interpretes da língua inglesa, que irão atuar na próxima temporada de cruzeiros.

Saiba mais:

De acordo com Vitor Carvalho, Santarém ainda tem a necessidade de aumentar o número de pessoas que façam o atendimento aos turistas que chegam à cidade nos cruzeiros. "Ainda temos muita necessidade de pessoas que dominem a língua inglesa para o atendimento aos turistas que chegam na nossa região e a ideia do curso é dar subsídios para que esses pretensos condutores de turistas e interpretes possam ter noções de como fazer a abordagem e a interação com as pessoas que vem de fora do Brasil para usufruir dos nossos produtos, serviços e equipamentos turísticos" explicou.

A turismóloga Naraiara Miranda, coordenadora do setor de Qualificação para o Turismo da Semtur, na abertura do curso, ressaltou a grande responsabilidade que os participantes terão quanto ao atendimento inicial aos turistas que desembarcarão em Santarém. "Vocês serão os maiores responsáveis em fazer com que o turista seja bem acolhido em nosso município, pois o primeiro contato deles com a cidade serão vocês. Por isso, tenham o maior cuidado e atenção com as informações que passarem aos nossos turistas, temos um potencial turístico que o visitante quer explorar e a missão de vocês é apresentar na medida do possível, tudo o que temos para oferecer à eles", afirmou.

Para o secretário de Turismo Pablo Barrudada, o projeto é um caminho para que as pessoas interessadas em entrar no ramo de guia de turismo tenha oportunidade. "Temos servidores com conhecimento da língua inglesa. Temos hoje quatro centros de informações e muitas vezes temos dificuldades para atender esses clientes que chegam em navios de várias partes do mundo, pois são esporádicos e sempre vem em grupos considerados de pessoas. Com esse projeto do professor Vitor, vamos tentar suprir essa necessidade, dando oportunidade do aperfeiçoamento da língua inglesa, através da atividade turística, além possibilitar que novos profissionais sejam inseridos nesse mercado de atendimento aos turistas estrangeiros ".

Os participantes são alunos de cursos de instituições de ensino de língua inglesa de Santarém e irão desenvolver sua prática no Terminal Fluvial Turístico (TFT), sempre que os navios cruzeiristas aportarem no município.