Visando otimizar os serviços para melhorar o trânsito, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), adquiriu equipamento de sinalização viária. A máquina foi entregue esta semana e a aquisição se deu por meio de processo licitatório no valor de R$ 109 mil. A máquina será usada a partir de 2018 para pintura de faixas de pedestres e sinalização no solo.
O equipamento será manuseado pela equipe de manutenção da SMT que já fazia o serviço de pintura das sinalizações de forma manual, demandando um longo período de tempo e, com o novo equipamento, este trabalho será realizado com mais praticidade e qualidade. "Estamos felizes com a aquisição dessa máquina. O equipamento vai contribuir na revitalização da sinalização horizontal de diversas ruas e também na implantação de novas sinalizações, de forma mais rápida e eficiente, garantindo o aumento no rendimento e a qualidade do serviço realizado pela SMT atendendo a todas as demandas que chegam à Secretaria", explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.
A máquina, modelo SG2-40, conta com motor de 13hp, pistolas mecânicas e manuais, com espalhadores de micro-esfera, possibilitando a execução da pintura manual e frio, com dois tanques com capacidade mínima de 40 litros de tinta e demais comandos necessários para a execução da demarcação viária.
O equipamento permitirá realizar pintura de faixas divisora de fluxo contínua e seccionadas, guias, sarjetas, postes, zebrados, faixas de pedestres, setas, legendas e demais serviços.
Desde o início de 2017, o trânsito vem recebendo diversos investimentos, como a implantação de semáforos, instalação das placas de sinalização vertical, alteração do fluxo de veículos e mão única de direção em várias ruas e pinturas de solos, construções de faixas elevadas, pintura de redutores de velocidade e faixas de pedestres, entre outros serviços, sempre visando garantir a segurança no trânsito de pedestres, ciclistas e condutores de veículos.