1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Novo boletim da balneabilidade aponta praias santarenas excelentes para banho
Novo boletim da balneabilidade aponta praias santarenas excelentes para banho Autor: Desconhecido

Novo boletim da balneabilidade aponta praias santarenas excelentes para banho

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado

Autor: Júlio César Antunes

 

“Desde 2017, todas as etapas dos estudos do programa apontam a qualidade ‘Próprias e Excelentes’ para banho nas praias santarenas com maior fluxo de pessoas”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela

O “11º Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da Orla Fluvial Direita do Rio Tapajós de Santarém-PA” atesta que as praias santarenas com maior número de frequentadores estão “Próprias e Excelentes” para banho. A coleta das amostras foi realizada em setembro deste ano pela empresa Conágua Ambiental, sendo uma iniciativa socioambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“Dessa forma conclui-se que as praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós, no município de Santarém-PA são PRÓPRIAS no quesito balneabilidade e com categoria de classificação EXCELENTE”, informa o relatório da Conágua Ambiental.

De acordo com o documento, os estudos seguem requisitos determinados pela Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274 de 2000. Consideram os parâmetros que verificam a presença ou não de fatores microbiológicos indicadores de qualidade da água. Além disso, os parâmetros químicos, o potencial hidrogeniônico (pH) e como parâmetro físico, a temperatura da amostra (°C). 

Ao longo da etapa, foram realizadas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24 horas, considerando os dias de maior fluxo de banhistas. Foram processadas 55 (cinquenta e cinco) análises de campo e 55 (cinquenta e cinco) exames microbiológicos em laboratório.

“Desde 2017, todas as etapas dos estudos do programa apontam a qualidade ‘Próprias e Excelentes’ para banho nas praias santarenas com maior fluxo de pessoas. Assim, garantimos a utilização segura das praias aos santarenos e todos os nossos turistas. É um indicador que garante a geração de emprego e renda, cuidados com as nossas belezas naturais, saúde e a qualidade de vida da nossa população como um todo”, informou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.

As praias que passam pelos estudos são as consideradas com o maior fluxo de banhistas na cidade, sendo a Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara e Maracanã. 

Além disso, Alter do Chão onde sete pontos de coletas são realizados: 

1. Praia do Centro de Atendimento ao Turista (C.A.T.); 

2. Canal principal do Rio Tapajós; 

3. Praia do Cajueiro; 

4. Escadaria da Orla de Alter do Chão; 

5. Parte final da Orla de Alter do Chão; 

6. Ilha do Amor;

7. Igarapé do Macaco. 

Assim, foram monitorados onze pontos ao longo da orla fluvial direita do Rio Tapajós.

Confira o boletim 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.