Profissionais da Saúde com Marinha do Brasil no final da Marcha Azul em frente ao Centro Cultural João FonaUma intensa programação aconteceu no mês de novembro para alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde, para a prevenção e combate ao câncer de próstata e outros agravos à saúde do homem. Realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o 'Novembro Azul' encerrou com duas grandes atividades: uma na área urbana da cidade, a Marcha Azul e outra no Pérola do Maicá, bairro afastado da área central de Santarém, com a participação de profissionais da saúde, instituições que desenvolvem ações a saúde do homem e população santarena.
Marc ha Azul percorrendo a cidadeNa sexta-feira (29), aconteceu a Marcha Azul, uma caminhada que iniciou na Praça da Flores, onde teve a concentração em sua grande maioria de homens ligados ao serviços de saúde do município, que com muita euforia e animação percorreram ruas do centro da cidade, distribuindo panfletos informativos, alertando para os cuidados com a saúde masculino, como destacou Danilo Sousa. “É muito importante essa ação, para sensibilizar os homens, em não ficarem em dúvidas ou com vergonha, pois o exame é muito importante, e ações como essa são muito importantes para a saúde como um todo e essa proposta da Marcha Azul funcionou, distribuímos banner, folderes e esperamos ter conscientizados muitas pessoas”, frisou.
Profissionais da Semsa na concentração da Marcha AzulA secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, que participou de toda caminhada, ficou muito contente com o resultado e participação dos homens na Marcha Azul. “Estamos muito felizes com o resultado, tivemos a participação da Marinha do Brasil, do Samu, do Samuzinho, de Instituições de Ensino, dos nossos profissionais da Saúde, tanto da gestão municipal, quanto governo do estado e isso só vem reforçar que nosso trabalho em parceria para trazer melhorias para a nossa população funciona de fato. Essa é a primeira Marcha Azul e a população masculina correspondeu ao nosso chamado para alertar os homens que ainda não têm o hábito de procurar os serviços de saúde, que é importante essa iniciativa para combater os males que afetam a sua saúde, todos estão estão de parabéns pelo êxito desta ação”, enfatizou.
Ações de saúde aos participantesO técnico da Referência da Saúde do Homem da 9ª Regional da Sespa, Antônio Fernando Araújo Melo, falou que o envolvimento de todos os parceiros é determinante para sensibilizar os homens para os cuidados com a saúde e quem ganha com ações como essa é a população. “Cuidar é um ato contínuo, a saúde tem que ser uma coisa do cotidiano e eventos como esse de alerta, mudam os paradigmas da saúde do homem. O homem adoece, sofre, chora e precisamos reconhecer isso em nós, que não é uma fragilidade, muito pelo contrário é reconhecer que somos humanos, por conta disso temos que cuidar da nossa saúde, para que a gente possa viver mais, aproveitar mais, para aproveitar de tudo o que a gente conquista durante a nossa vida. A Semsa acertou em fazer a parceria com todos que estão participando aqui, pois quem ganha sempre é a população”, enalteceu.
Futebol foi o momento do esporte no Novembro Azul“A Capitania Fluvial de Santarém, aceitou o convite e viemos representar a Marinha do Brasil para sensibilizar os homens, que é preciso cuidar da saúde. Nós que trabalhamos sempre em missões para levar segurança e o cuidado com a vida, e estamos aqui para essa finalidade, fazer esse alerta”, ressaltou o Segundo Sargento Wellington da Capitania Fluvial de Santarém, ao destacar a participação dos marinheiros no evento.
Para a coordenadora da Atenção à Saúde Integral do Homem, Tayanne Matos, o homem deve primar pela prevenção sempre. “Nós estamos muito felizes em concluir esse novembro, duas importantes atividades, a primeira Marcha Azul e o Amistoso de Futebol, isso para alertar ao homem que ele precisa se cuidar. O homem é o provedor da família e precisa buscar prevenção e não somente o tratamento para os agravos de sua saúde e essa é a preocupação da Semsa, não só no mês de novembro, mas durante todo o ano, ofertando serviços, nas Unidades de Saúde e Estratégias de Saúde da Família e esses momentos são importantes para a conscientização para chamar a atenção desses homens”, explicou.
Na manhã deste sábado (30), aconteceu no Campo da Borges um amistoso de futebol com o time dos profissionais da Saúde e o time do bairro Pérola do Maicá, encerrando oficialmente a campanha do Novembro Azul, na ação foram disponibilizados serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.