1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Nova diretoria do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós é eleita
Nova diretoria do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós é eleita Autor: Desconhecido

Nova diretoria do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós é eleita

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A nova diretoria do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPet) foi eleita nesta quinta-feira (...

A nova diretoria do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPet) foi eleita nesta quinta-feira (7), em votação que ocorreu no plenário da Câmara de Santarém. A chapa 3, encabeçada por Jean Carlos Leitão, foi eleita com 68 votos, contra 38 das demais chapas.

Jean Carlos já fazia parte do Instituto tendo à frente o professor Edvaldo Bernardo. O presidente eleito prometeu honrar o legado deixado por Bernardo, dando continuidade aos trabalhos. "Existem alguns caminhos que já estão postos. Um deles é a coleta de assinatura que está acontecendo desde o Plebiscito de 2011 que tem a responsabilidade de arrecadar 500 mil assinaturas. E a gente vai continuar a arrecadar a coleta, vamos conferir quantas temos até este momento e, a partir de então, lançar o desafio de como a gente vai chegar a esse meio milhão de assinaturas", explicou.

Mas os trabalhos, segundo ele, já estão avançados no Congresso Nacional. "Temos três Projetos de Emenda à Constituição (PEC) que pedem, basicamente o que a gente pede no Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip), que é uma votação plebiscitária para a divisão territorial de Estados no Brasil aconteçam a partir da área que quer se desmembrar, no caso, a partir dos 23 municípios aqui da região oeste do Pará. Esses dois caminhos já estão postos e é a herança que a gente recebe da diretoria que sai", acrescentou Jean Carlos, enfatizando que a luta pelo novo Estado deve levar em consideração também questões jurídicas. "Vamos verificar junto com a diretoria eleita como vamos articular junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) essa possibilidade de, juridicamente, a gente conseguir criar o Estado", concluiu.

O atual presidente, Edvaldo Bernardo, deixa a diretoria após anos de dedicação pela independência da região à capital paraense. "Uma luta de quase duzentos anos (pela criação do Estado do Tapajós). Até hoje ainda não conseguimos, mas é possível. Sentimentalmente, o Estado do Tapajós está criado no coração das pessoas. Está ligado aos anseios, aos sonhos, às perspectivas", declarou.

A nova diretoria é composta por:
Jean Carlos Leitão – presidente;
Raimundo Bezerra – primeiro vice-presidente;
José Santana – segundo vice-presidente;
Geovane dos Santos – terceiro vice-presidente;
Marta Zoraivia – primeiro secretário geral;
Luna Brito – segundo secretário geral;
Edinelson Batista – terceiro secretário geral;
Adailson Sardinha – primeiro tesoureiro;
Carlos Magno Martins – segundo tesoureiro

Suplentes:
Antonio Paixão – primeiro suplente;
Milson Rodrigues – segundo suplente;
Nazareno Leitão – terceiro suplente;

Titulares do Conselho Fiscal:
Clenildo Vasconcelos – primeiro conselheiro fiscal;
Elinaldo Pinto – segundo conselheiro fiscal;
Ambrózio Ferreira – terceiro conselheiro fiscal;
Sidelma Ribeiro Santos – quarto conselheiro fiscal;
Edinaldo Luis – quinto conselheiro fiscal;

Suplentes do Conselho Fiscal:
Márcio Rodrigues – primeiro suplente;
Emailer Moita – segundo suplente;
Diego Siqueira – terceiro suplente;
Wesley Lima – quarto suplente;
Narayan Rabelo – quinto suplente

A posse está marcada para o dia 2 de janeiro e o mandato inicia no dia 3 de janeiro. A nova diretoria do ICpet fica no cargo de 2018 a 2020.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.