4. No Dia do Pedagogo, Prefeitura destaca a profissão que utiliza a educação como ferramenta de transformação
No Dia do Pedagogo, Prefeitura destaca a profissão que utiliza a educação como ferramenta de transformação Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Hoje, 20 de maio, é celebrado o Dia do Pedagogo, uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional. São profissionais que levam o ensino-aprendizagem para além da sala de aula. Por grandiosa contribuição à sociedade a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação homenageia e parabeniza todos os pedagogos que usam a educação como ferramenta de transformação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a data busca fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento de crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e os levem a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.

Valorização da profissão

Ofertar qualificação é valorizar o profissional. Ciente disto, a Prefeitura realiza inúmeras capacitações para que os pedagogos possam melhorar suas atribuições e continuem contribuindo com a educação dos alunos.

A Semed conta, atualmente, com 170 pedagogos atuando na educação de todas as regiões de Santarém. Oitenta estão lotados em escolas da área urbana, 60 na região de rios e 30 no planalto. Todos com pagamento em dia.

Experiências e compartilhamentos da profissão

Marcele Almeida é pedagoga na educação básica da rede municipal de ensino desde 2013 e está lotada na Escola Municipal Pérola do Maicá. Para ela, ser pedagoga é desempenhar uma importante função, que possibilita a articulação das relações entre sujeitos de um processo evolutivo do ser humano, seja no âmbito educacional, emocional ou social. “Somos responsáveis pela seleção, condução e efetivação de mecanismos que propiciem aprendizagem e resolução de problemas educacionais e também atuamos como elo de comunicação no ambiente profissional como mediadores de conflitos e de apoio às famílias”.

A pedagoga Milka Oliveira de Vasconcelos também atua na profissão desde 2013 e afirma ser uma grande responsabilidade. “Chego na escola repleta de perspectivas e medos, mas com um único objetivo: contribuir com a educação de crianças e adolescentes”.

Milka ressalta que durante todo o percurso como pedagoga sempre buscou trabalhar em parceria com o professor. “Hoje, a pandemia, só reforça a necessidade de continuar construindo um trabalho baseado em metas e objetivos. Não temos o aluno na escola, mas o trato e a forma como falar com o discente para continuar tendo uma relação com a escola é tarefa árdua. E em meio as incertezas, continuamos buscando todos os dias manter o vínculo com a família, com o aluno e com toda a equipe da escola, pois entendo a importância de trabalho em equipe, da qual o pedagogo é uma porta aberta quando nos referimos a escola”, finalizou a profissional.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, parabeniza os pedagogos por se reinventarem na pandemia e avançarem com a educação. “Parabéns a todos os profissionais que são articuladores da formação pedagógica dos nossos alunos. O ambiente escolar é mais ‘frutífero’ com a atuação deles.”

Parabéns, pedagogos!