Aproximadamente 5 mil pessoas participaram da caminhada ecológica ocorrida na tarde desta terça-feira (5), ao longo da Avenida Tapajós em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra), Educação (Semed), Trabalho e Assistência Social (Semtras), Saúde (Semsa), Trânsito (SMT) e Turismo (Semtur).
A mobilização contou com a participação de educadores, pais e responsáveis das crianças de 36 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei). A caminhada que iniciou nas proximidades da Capitania Fluvial de Santarém tomou conta da avenida. Com a música tema da campanha "Jogue limpo com Santarém", a população ao longo do percurso recebeu mensagens de educação ambiental para os cuidados com o lixo.
A professora Geane Marques, da Umei Santo André, ressaltou que embora esse tipo de intervenção ambiental pareça simples ajuda a somar na conscientização em relação a produção e descarte do lixo. "Formando essa consciência desde criança vamos formar futuros cidadãos que respeitem a natureza. Desde cedo, orientando para não se jogar o lixo em qualquer lugar, elas mesmas se tornam agentes de educação dos pais".
A coordenadora da educação infantil da Semed, Aline Rodrigues, destacou que celebrar um dia tão importante para toda a humanidade com a caminhada vem reforçar a mensagem de luta por um ambiente melhor. "As nossas crianças são da faixa etária de 1 a 5 anos. Então, a base de toda a educação começa na infância e essas atividades de conscientização com a população contribuem para os projetos de ensino", finalizou.
Ao final do percurso o público foi contagiado com muito carimbó que tomou conta da orla fluvial de Santarém, nas imediações do Terminal Fluvial Turístico.
Semana Municipal do Meio Ambiente
O objetivo principal da campanha é levantar reflexões a respeito dos cuidados que todos devem ter com o lixo, especialmente a destinação adequada dos resíduos sólidos, para que instituições e a população de forma em geral sejam sensibilizadas sobre os males que o descarte inadequado pode causar.
São parceiros da iniciativa a Marinha do Brasil/Capitania Fluvial de Santarém, Projeto Escola D'agua, Cargill, Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Projeto Saúde e Alegria (PS&A).
Confira a programação de amanhã (06/06)
06/06 – Quarta-feira
8h às 10h – Caminhada Ecológica e Abraço Ecológico do Lago Maicá – Semed- Educadores Ambientais da Escola do Parque. Local: EMEF Pérola do Maicá. Rua Transmaicá s/n esquina com Trv. Bacabeiras. Bairro Pérola do Maicá.
- Apresentação "A mística do ouvir o som de um lago" e coleta de resíduos. Organização: Educadores Ambientais da Escola do Parque e Parceiros da Escola e Comunidade. Participação Especial: Alunos e Professores da EMEF Pérola do Maicá e comunitários.
9h – Instalação das Placas de Balneabilidade das Praias e Instalação de Lixeiras – Semma e Semtur, Cargill. Local: Praia de Ponta de Pedras
9h30 às 11h – Palestra "Cultivo geral de plantas" – Semap. Palestrante: Flavio Ricardo. Local: Espaço Muiraquitã.
13h às 17h – Projeto Guerreiros da Amazônia na Comunidade de Tapará Grande – Semma, Semed e Ipam. Lançamento de livro infantil e vídeo documentário premiado internacionalmente, gravado na escola da comunidade de Tapará Mirim, em Santarém-PA, com participação do escritor Ronaldo Barcelos, de São Paulo-SP, e da empresa de publicidade e editora ganhadora do Festival de Cannes.
Saiba Mais