No Dia da Consciência Negra, lembrado nesta terça-feira 20 de novembro, uma programação em alusão a data foi realizada pela comunidade Quilombola de Bom Jardim, voltada para discussão de variadas formas sobre o tema.
Aproximadamente 80 pessoas entre alunos, comunitários, familiares e convidados participaram da atividade que apresentou dança de capoeira, carimbo, pinturas feitas pelos próprios alunos que também são usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumarí.
A coordenadora do Cras Urumarí, Zenilza Betcel, palestrou sobre a importância da Família na escola. "Participar desse momento foi muito valioso, pois agrega valores e respeito que devemos ter por todos independente de raça, cor ou religião", destacou Zenilza.
Os 8 Cras estão durante essa semana realizando atividades com foco no tema da Consciência Negra.
Sobre:
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou ara preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.