4. Navio da Inglaterra é recepcionado com show de Carimbó no Porto de Santarém
Navio da Inglaterra é recepcionado com show de Carimbó no Porto de Santarém Autor: Desconhecido

Navio da Inglaterra é recepcionado com show de Carimbó no Porto de Santarém

Aportou em Santarém, na manhã desta segunda-feira (21), o Navio Aurora, que desembarcou da Inglaterra no dia 3 de janeiro. O maior Navio da temporada 2018/2019 abre as atividades de visitação dos cruzeiros em Santarém, no ano de 2019. Com aproximadamente 2 mil turistas a bordo, dentre eles 850 tripulantes, o navio de turistas foi recebido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Companhia Docas do Pará (CDP), com o ritmo frenético de "Carimbó" - reconhecido como patrimônio imaterial do Pará.

O secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, destacou que a vinda dos cruzeiros para Santarém contribui para movimentar os diversos serviços turísticos do município, por isso é importante recepcionar bem os turistas. "Acolhermos bem quem influencia diretamente para a movimentação econômica do nosso município é a garantia do retorno desses turistas em outros momentos, por isso sempre que possível trazemos, através do "Receptivo aos Turistas" aqui no Porto da Docas, atrações para esse acolhimento, sempre evidenciando o que temos de mais belo da nossa cultura, nesse caso o Carimbó, que envolveu a todos".

De acordo com a Técnica da Semtur, Elizangila Dizencout, o receptivo cumpriu seus objetivos de acolher bem os turistas. "O Grupo Bailado de Carimbó deu um show de dança e coreografia, contagiando todos os turistas que fizeram questão de registar esse momento em que foram bem recebidos, com o ritmo contagiante do Carimbó. Mais uma vez a Semtur cumpriu seu objetivo", ressaltou.

O Centro Cultural João Fona foi um dos pontos turísticos visitados. Além da visitação nos espaços do Centro, os turistas conheceram a Exposição "Margens do Tapajós", do artista de São Paulo, Marcelo Fernando Dominguez. "Os turistas puderam conhecer a Exposição que retrata Santarém com suas telas de pintura a óleo e sublimação em azulejos, com base em imagens de paisagens santarenas e períodos históricos e culturais do município", conforme informou a assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura, Alciane Ayres.

O próximo navio a aportar em Santarém será o Braemar. A chegada está prevista para o dia 26 de janeiro, com 929 turistas.