"No ponto de coleta as crianças puderam trocar 10 garrafas PETs por um brinquedo. O material coletado será destinado ao trabalho que a Coopresan realiza no Aterro do Perema."
O período natalino também é tempo de refletir sobre a responsabilidade socioambiental. Por isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan), realizaram no final da tarde deste sábado (22), na Praça Barão de Santarém, o "Natal Ecológico".
Leandro Napoleão Melo, de 10 anos de idade, fez a troca de 40 unidades de PETs e ganhou um carrinho, uma raquete, uma flauta e um violão. Ele conta que aproveitou uma festa da escola em que estuda para guardar os recipientes e ganhar os presentes. "Estudo na Escola Ercila Nobre, no bairro Alvorada. Ontem foi o 'Auto de Natal' da minha escola e perguntei à professora se podia levar as garrafas para trocar pelos brinquedos".
Segundo o coordenador da Coopresan, Rondinely Vieira, a iniciativa busca chamar a atenção para a reciclagem de material descartável, a destinação correta do lixo e os cuidados com o meio ambiente.
"A ideia da ação veio casar com o nosso trabalho. Estamos numa época natalina em que as pessoas costumam dar e ganhar presentes. Então, unimos o nosso serviço, enquanto recicladores, e demos a oportunidade em fazer uma criança feliz", afirmou Rondinely Vieira.
Saiba mais...
A secretária de Meio Ambiente Vânia Portela elogiou a iniciativa que, dentre outras reflexões, no Natal busca despertar a consciência ambiental. "A ação mostra que é preciso dar a destinação correta ao nosso lixo. A reciclagem é a melhor forma de cuidados com os resíduos que produzimos. Por isso, que tenhamos cada vez mais atitudes positivas com o meio ambiente e as futuras gerações", destacou.
No ponto de coleta, as crianças puderam trocar 10 garrafas PETs por um brinquedo. Todo o material coletado será destinado ao trabalho de reciclagem que a Coopresan realiza no Aterro do Perema.