Foi realizada nesta sexta-feira (15), a 9ª Mostra do Projeto Cultural "Da Arte para a Diversidade". O evento promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ocorreu no auditório da Casa da Cultura.
Durante a programação houve apresentação de danças, músicas e peças teatrais. O evento teve como objetivo divulgar os talentos dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos pelo AEE – Atendimento Educacional Especializado. De acordo com a Coordenadora de Educação Especial da Semed, Maria do Céu, essa Mostra é um mérito dos professores, que fazem um trabalho belíssimo com os alunos e conseguem dinamizar todo esse potencial que os alunos têm. "É uma avaliação muito positiva, tendo em vista que esses trabalhos foram desenvolvidos pelos nossos alunos durante o ano letivo deste ano. Foi um dia especial, onde tivemos a oportunidade de prestigiar lindas apresentações. É um momento muito importante de interação e socialização", destacou.
Para um dos coordenadores do Projeto Cultural, professor Josiley Senna, esse projeto é de extrema importância para o aluno, porque ele se sente protagonista e incluso no convívio social. "Foi um evento maravilhoso que trouxe o tema "Diversidade Cultural" e assim poder mostrar o quanto nossos alunos da educação especial são capazes de implantar a cultura no seu ser, no seu modo de agir para aprender e é dessa forma que a gente trabalha com todas as escolas do município", enfatizou.
Escola Frei Miguel Kellet, Escola Santo André, Escola Helena Lisboa, Escola Deuzuita Freire, Escola Irmã Leodgard, Escola Aderbal Tapajós, Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, Escola Borari Antonio Pedroso, Escola Princesa Isabel e Escola Santa Luzia. Teve também a participação especial do Coral do curso básico e intermediário de Libras da Semed e da Associação Santarena de Tradutores e Intérpretes em Línguas de Sinais do Oeste do Pará – ASTIL.
Estiveram presentes na Mostra, a Secretária Municipal de Educação, Maluce de Pinho, a vereadora Maria José Maia, técnicos da Semed, pais, alunos, professores, gestores e funcionários da rede municipal de ensino.