Moradores em situação de rua atendidos pelo Centro Pop Dom Lino Vombommel, tiveram nesta sexta-feira (17) uma manhã diferente de contato com a natureza. Onze usuários foram conhecer o Centro de Instruções de Sobrevivência na Selva (CISS). A atividade foi iniciativa da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com o CISS.
"A ação teve o objetivo de fazer com que nossos usuários tivessem interação com a natureza, aprendessem técnicas de sobrevivência na selva como criar abrigos, conhecer alguns tipos de vegetação que trazem algum malefício, detectar a posição do sol, além de permiti-los conhecer ambientes externos e perceber os diversos olhares em relação ao meio ambiente. Eles gostaram tanto que pediram para irmos novamente", contou Glaucia Fiori, coordenadora do Centro.
Empolgado, o usuário Waldir Brito relatou sobre o passeio. "Foi muito boa essa experiência. Um instrutor nos repassou orientações importantes, além de ter o contato com a natureza você tira o estresse da cidade. Foi importante aprender formas de sobrevivência. Eu sei que não é fácil ficar num local que você não conhece no dia a dia", destacou o usuário.