4. Monumentos históricos da Praça Barão de Santarém serão restaurados
Monumentos históricos da Praça Barão de Santarém serão restaurados Autor: Desconhecido

Monumentos históricos da Praça Barão de Santarém serão restaurados

O processo de restauração será feito com o apoio técnico dos artesãos e obedecerá a sua originalidade (padrão).
Os monumentos históricos da Praça Barão de Santarém serão restaurados nos próximos dias, por meio de uma parceria entre a Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas e a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). Entre as obras que serão recuperadas está o "Vaso de Gargalo", "Vaso Cariátides" e o "Muiraquitã", todas dos Artistas Plásticos Laurimar Leal e Renato Sussuarana, responsáveis por grande parte do acervo cultural do Baixo Tapajós e que representam a Cerâmica Tapajônica. O objetivo é dar mais vida aos monumentos, buscando a fidelidade de sua originalidade.

Secretário Bruno Costa na Praça Barão de Santarém durante processo de análise dos monumentos O secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, representando o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, visitou na quinta-feira (16) juntamente com os artesãos, entre eles Laurimar, os monumentos históricos que serão restaurados. De acordo com o titular da pasta, o serviço será feito através de parceria com a Cooperativa. "O processo de restauração nas obras de Laurimar Leal e Renato Sussuarana será feito com o apoio técnico dos artesãos e obedecerá a sua originalidade (padrão). Este trabalho é importante, pois dará mais vida a esses monumentos históricos do município", disse Costa.

Todas as etapas da restauração serão acompanhadas pelos órgãos ligados à preservação do patrimônio histórico, entre eles a Cooperativa. Depois de passarem por reforma nas estruturas, piso, revestimento e calçadas de proteção, todos os monumentos receberão nova pintura nas cores originais, identificadas a partir de processos especiais. Sendo: Pintura com tinta de cor marrom claro, na paleta de cores com um tom entre o camurça e o marfim. Após a pintura será dado um tratamento com betume para que a obra não fique manchada.

Restauração será um trabalho executado entre a Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas e a Prefeitura de Santarém por meio da SemapSegundo o presidente da cooperativa Jefferson Paiva, nesse primeiro momento está sendo realizado uma visita para coletar todas as informações de acordo com a sua história de originalidade. "Antes de iniciar a obra na praça, estamos fazendo um levantamento para obter melhor conhecimento deste bem, o que incluiu pesquisas históricas e as prospecções pictóricas (análise de cores)", explicou.

Praça Barão de Santarém
É o maior espaço público da cidade, onde é possível encontrar réplicas da cerâmica arqueológica do município. O espaço é o marco zero da cidade e sua estrutura é composta por jardins, mangueiras e parques de diversões. A decoração da praça é feita com esculturas que imitam as principais formas do vaso cariátides e gargalo e a figura do Muiraquitã esculpida em cada banco.