4. Medicina: Uma profissão apaixonante
Medicina: Uma profissão apaixonante Autor: Desconhecido

Medicina: Uma profissão apaixonante

Dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destaca o valor destes profissionais tão importantes para garantir a nossa saúde.

E quem nunca precisou de um médico? Desde que nascemos e por toda a nossa vida, esse profissional nos acompanha, cuida da nossa saúde e ajuda a curar nossas dores.

Medicina é uma profissão linda, apaixonante e desafiadora para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. "Sou médico por vocação, desde criança tive vontade de ser médico e este foi um dos maiores desafios da minha vida. Ser médico é acima de tudo cuidar bem das pessoas, amenizar o sofrimento, salvar vidas sem se importar com a condição financeira do paciente. Gostaria de parabenizar todos os colegas médicos pelo nosso dia e pedir a Deus muita saúde para o povo da nossa cidade".

Ter segurança e tranquilidade é necessário para curar, aliviar e consolar aqueles que necessitam de cuidados. O secretário municipal de saúde de Santarém sempre teve esses exemplos em casa, afinal, a profissão de médico é herdada de pais para filhos. Médico psiquiatra Edson Ferreira Filho, tem uma história de superação, amor ao próximo e compromisso com a saúde da população santarena.

"A vida é o bem mais precioso que temos. Como médico tenho o compromisso de contribuir com a saúde e o bem estar do cidadão. Mas como gestor de saúde estou tendo a oportunidade de servir a minha cidade e principalmente a grande maioria da população que depende do SUS para garantir a proteção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação da sua saúde. Devo muito a medicina, desde grandes alegrias até algumas adversidades, que são superadas com o prazer de atender bem e com a satisfação do paciente. Por isso, parabenizo todos os profissionais médicos que abraçam a profissão com amor e renovam as esperanças de seus pacientes".

Doutor Kalil e Doutora TerezinhaKalil Pereira é médico ortopedista e trabalha no Hospital Municipal, conhece bem o desafio da profissão que é um dom de Deus, onde se trabalha com conhecimento científico e com o coração. "Muitos trabalhos e desafios. Inúmeras cirurgias para aliviar dor, sofrimento e restaurar função dos nossos pacientes. Sendo esses objetivos sempre da nossa missão. É um trabalho árduo, diário e muito gratificante quando vemos resultados e a gratidão dos nossos pacientes. O amor à profissão e a paixão pela especialidade transforma o trabalho em prazer", ressaltou o médico.

A médica e professora universitária Terezinha Leão, fez da profissão seu principal projeto de vida. "São 34 anos que dedico a minha vida a medicina, e ser médica é uma missão que se renova a cada dia, é realmente um projeto de vida, é muito gratificante oferecer ajuda".

222 médicos prestam serviço a população de Santarém
Atualmente, a população de Santarém conta com os serviços de 222 médicos. Destes, 66 estão trabalhando na atenção básica, que funciona como um filtro para organizar o fluxo dos serviços na rede de saúde pública, das doenças mais simples as mais complexas. No Hospital Municipal de Santarém (HMS) e no Pronto Socorro Municipal (PSM), 118 médicos prestam assistência aos usuários de Santarém e região, já na Unidade de pronto Atendimento (UPA) 38 médicos estão a disposição da população.