4. Mais de 50 idosos do CCI são imunizados contra a gripe H1N1
Mais de 50 idosos do CCI são imunizados contra a gripe H1N1 Autor: Desconhecido

Mais de 50 idosos do CCI são imunizados contra a gripe H1N1

Cinquenta e cinco idosos usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), equipamento da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), tiveram a oportunidade de serem imunizados contra o vírus da gripe H1N1, na tarde de quarta-feira (2).

A ação foi articulada pelo CCI através da coordenadora Lívia Paternostro com a equipe do Posto de Saúde da Unama – Faculdade da Amazônia. Nem mesmo o sol forte os impediu de colocar a saúde em dia. Com muita disposição e conscientes de estar se prevenindo contra um vírus muito perigoso, fizeram fila para serem imunizados.

"Já é tradição essa articulação do CCI para a vacinação dos nossos usuários. É muito importante que todos estejam com saúde para poder estar aqui conosco desenvolvendo as atividades do centro. Agradecemos a parceria com o Posto de Saúde que não mediu esforços para realizar a vacina antes do dia "D" ", ressaltou Lívia Paternostro, coordenadora do centro.

Paulina dos Santos Amaral, de 65 anos, gostou de mais uma vez poder ser imunizada no centro e comentou sobre a importância da mesma. "Essa prevenção é fundamental, infelizmente têm pessoas que temem receber a vacina. Todo ano sou imunizada e me sinto protegida contra uma doença muito grave. A vacina é valiosa para todos nós idosos", garantiu.

Na próxima quarta-feira (9), mais idosos estarão sendo imunizados no centro. Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe H1N1 reduz as complicações dos casos graves da doença causada pelo vírus Influenza A H1N1. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da Influenza.

O CCI compreende um espaço que promove atividades culturais, manuais, recreativas, de lazer e atividades físicas, além de orientações sobre os direitos que preconizam o estatuto do idoso. Visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, o estímulo a sua participação na comunidade e a proteção à vida e à saúde permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Sobre a Gripe H1N1

A gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte. Pode ser transmitida através do contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com vírus.

Dentre alguns dos sintomas estão: febre acima dos 38 °C, dores no corpo, dores de garganta e de cabeça, tosse seca, espirros, calafrios, fadiga ou cansaço.

Os grupos de risco são:

• Pessoas a partir de 60 anos;
• Grávidas a partir de 12 semanas;
• Mães com até 45 dias pós-parto;
• Crianças de 6 meses a 5 anos;
• Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
• Trabalhadores da saúde;
• População indígena;
• Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
• Pessoas privadas de liberdade.