4. Maio Amarelo inicia com carreata em Santarém
Maio Amarelo inicia com carreata em Santarém Autor: Desconhecido

Maio Amarelo inicia com carreata em Santarém

Com o objetivo de conscientizar a população para um trânsito mais seguro e humanizado, reduzindo os índices de acidentes, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), iniciou a Campanha Maio Amarelo no município.

A abertura do movimento mundial ocorreu em dois momentos. Um pela manhã, com carreata com o Sest Senat e empresas parceiras do movimento, ruas da cidade foram percorridas de forma a chamar a atenção de pedestres e motoristas para o início da campanha. E pela noite com uma solenidade oficial no Auditório do Centro Universitário Luterano de Santarém Ceuls/Ulbra. "A Ulbra é uma instituição que está presente em Santarém desde 1990. Ela é parceira nas atividades, principalmente no ramo educacional e a educação para o trânsito tem tudo a ver, seja na educação básica ou no ensino superior. Nós somos parceiros e estamos engajados e mais um ano estamos firmes e fortes nessa campanha", ressaltou o reitor do centro universitário Ildo Schlender.

Estiveram presentes na abertura o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus e representantes das instituições da segurança pública, HRBA, Conselho Municipal de Transporte e a sociedade civil organizada. "Esse é um evento de grande importância, então precisamos do envolvimento de todos para que possamos atingir nossos objetivos. O amarelo representa atenção e o que nós queremos é isso: chamar a atenção da sociedade porque nós somos o trânsito. Nós temos a responsabilidade. Devemos respeitar a legislação, a vida, porque o trânsito mata, leva a sequelas, leva impacto ao nosso hospital. Esperamos realmente que a cada ano possamos reduzir o número de acidentes e vitimas que procuram o hospital", explicou o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Durante todo o mês de maio a SMT, através da divisão de educação para o trânsito, fará uma série de programações, com atividades que incluem ações educativas em escolas da rede estadual, municipal e particular, palestras em universidades e faculdades, blitz educativas, palestras em empresas privadas e o Dia D de mobilização nas secretarias municipais e participação no Projeto Prefeitura nos bairros.

Além disso, abordagens externas também farão parte das atividades sendo realizadas em cruzamentos e pontos de grande movimentação da cidade, intensificando as campanhas de respeito à faixa de pedestre e o compartilhamento de espaços por pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores e motoristas.

A programação que tem como tema "Nós somos o trânsito" encerra no dia 31 de maio com uma caminhada. "Esse movimento vem para fortalecer as ações educativas que o município desenvolve através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) para chamar a atenção da sociedade sobre o grande índice de acidentes que ainda acontecem. Estamos com toda nossa equipe, juntamente com os parceiros, empenhados por todo o mês de maio nesta campanha para sensibilizar a sociedade sobre a mudança de comportamento no trânsito. É crucial que o cidadão entenda que ao conduzir um veículo torna-se responsável pela própria vida e de outras pessoas que estão no trânsito dependendo do seu comportamento para que acidentes não ocorram. Acreditamos nesse trabalho, por que a educação tem demonstrado que é o melhor elemento para que a sociedade se sensibilize e os acidentes possam ser reduzidos", explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.

Movimento Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento mundial do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), que estimula diversos segmentos da sociedade, promovendo atividades voltadas à conscientização de cada cidadão do próprio comportamento durante seus deslocamentos diários no trânsito. Em março de 2010, uma Assembléia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a 'Década de Ações para Segurança no Trânsito'.