1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Lixeiras ecológicas chamam atenção para os cuidados com as belezas de Alter do Chão
Lixeiras ecológicas chamam atenção para os cuidados com as belezas de Alter do Chão Autor: Desconhecido

Lixeiras ecológicas chamam atenção para os cuidados com as belezas de Alter do Chão

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
As praias de Alter do Chão ganharam nesse período do Çairé 2018 a instalação de lixeiras ecológicas....

As praias de Alter do Chão ganharam nesse período do Çairé 2018 a instalação de lixeiras ecológicas. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Associação de Barraqueiros de Alter e a empresa Cargill.

Os recipientes que foram doados pela Cargill, receberam todo um acabamento e pinturas com temas regionais que valorizam as belezas naturais da região. Ao todo, 18 lixeiras foram instaladas como parte da campanha ambiental "A praia é nossa. O lixo é seu".

A funcionária pública Maria Rebêlo, natural de Macapá (AP), conta que essa é a quinta vez que vem ao município só para prestigiar o Çairé. Ela afirma que é uma questão de respeito com as gerações. "Não é só por conta das festividades, mas que possamos em todos os momentos ter um ambiente como esse por muito tempo, com essa qualidade para nossos filhos e netos."

Saiba mais...

As lixeiras ficaram dispostas nos seguintes locais: Ilha do Amor (9), Praia do Cajueiro (4), Centro de Atendimento ao Turista/CAT (2), Escola Indígena de Alter do Chão (2) e barracas nas proximidades da Praça 7 de Setembro (1).

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), na Vila de Alter do Chão a coleta de lixo é realizada todos os dias. Para os cinco dias de Çairé, quando são esperados aproximadamente 200 mil visitantes, 45 agentes de limpeza pública estarão atuando na Vila.

Campanha 'A praia é nossa. O lixo é seu'

Durante a Campanha serão instaladas nas praias de Alter do Chão lixeiras ecológicas. Vasilhames que seriam descartados, receberam todo um acabamento e ganharam pintura com temas regionais.

Nos dias 21, 22 e 23 deste mês, entre 9h e 13h, em tendas montadas na Praça 7 de Setembro, equipes de educadores ambientais do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em parceria com profissionais do Centro Universitário da Amazônia/Unama e equipe de Educação Ambiental do Parque da Cidade, farão a abordagem corpo a corpo com o turista levando informações sobre diversos temas socioambientais. Além disso, bandeirões e balões serão instalados nas praias chamando a atenção do banhista para preservação do local.

Spots de rádio foram produzidos pela equipe de Comunicação da Semma, abordando temas ambientais relacionados aos cuidados com Alter do Chão como destinação correta do lixo, poluição sonora, balneabilidade e a proibição de veículos e animais nas praias. Confira:

Cerca de 200 pessoas que trabalham com os serviços de catraia, lancha e barraca serão multiplicadores de informações ambientais e usarão camisas e bonés com o tema da mobilização.

Quanto a fiscalização, 12 agentes ambientais serão destacados em escalas de plantões. As equipes atuarão em conjunto com os demais órgãos de segurança para averiguar situações como poluição sonora, veículos e animais nas praias.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.