O lançamento do Livro "Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes" ocorreu na manhã desta terça-feira (11), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam). A obra traz contribuições significativas para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
O lançamento do livro é uma parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com a Casa de Acolhimento Reviver por meio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Participaram da solenidade a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a Professora Doutora Iani Lauer; a professora Doutora Celina Magalhães; o Professor Doutor Itamar Paulino; o Coordenador do Programa de Pós Graduação em Sociedade, ambiente e Qualidade de Vida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Entre os anos de 2013 e 2015 foi realizada uma pesquisa intitulada "Instituições de Acolhimento em quatro regiões do estado do Pará: Perfil, rotinas e práticas de cuidados", com apoio do CNPQ. Essa pesquisa foi coordenada pela professora Dra. Lilia Cavalcante e Celina Magalhães. Com base nesta e em outras experiências, o livro apresenta e discute argumentos teóricos e evidências científicas para a proposição de boas práticas em acolhimento institucional.
Na ocasião, Iane Lauer, madrinha da Casa de Acolhimento Reviver, descreveu um pouco sobre sua experiência com o acolhimento. "Eu trabalho na Ufopa com a área da psicologia. Na época do doutorado, minha orientanda Celina desenvolvia um trabalho voltado para instituição de abrigamento. Minha aproximação veio desde essa época. Comecei a me aproximar da instituição, ver quais as necessidades e pude desenvolver um trabalho que é muito gratificante". ressaltou Iane Lauer.
A idealizadora do livro professora Doutora Celina Magalhães contou detalhes da obra. "O livro é uma coletânea com 28 capítulos que se destinam a mostrar o que são práticas saudáveis em situação de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em acolhimento, entretanto depois que a obra ficou pronta nós tivemos uma outra leitura de que ela não apenas serve para a modalidade de acolhimento institucional, mas que ela irá servir para escola, creches e para outras instituições que não o acolhimento", ressaltou a autora.
A coordenadora da Casa de Acolhimento Reviver (CAR) Ironeide Pereira Sales destacou a importância do município de Santarém receber o lançamento da obra, mesmo por ter apenas três instituições de acolhimento. "Nós estamos tendo o privilégio de colaborar com o lançamento do livro, é raro uma obra nesse tema. A Celina fez um momento de formação por vinte dias na Ufopa para todos os nossos colaboradores estarem aptos na temática do brincar e desenvolver atividades a partir da inauguração da Brinquedoteca que será realizada nesta quarta-feira (12)."
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito agradeceu a parceria da Ufopa, a professora Celina por fazer um trabalho tão importante e também o apoio que vem recebendo desde o ano de 2017 da professora Iane Lauer que se tornou uma madrinha solidária da CAR. "Desejamos sucesso na divulgação da obra e agradecemos pelo trabalho de pesquisa de cada um dos envolvidos. Agradecemos também pela capacitação de nosso pessoal que está melhor preparado para trabalhar após a inauguração da Brinquedoteca e também o trabalho como um todo", agradeceu Celsa Brito.
O lançamento contou ainda com a apresentação de uma "Dança Natalina", realizada pelas crianças do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras Urumari.
"Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: teorias e evidências científicas para boas práticas", livro organizado por: Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Celina Maria Colino Magalhães, Laiane Silva Corrêa, Elson Ferreira Costa e Dalízia Amaral Cruz.