Autor: Weldon Luciano
Tanto quem divulga quanto quem compartilha a notícia falsa sem checar a fonte podem ser responsabilizados criminalmente
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclarece que a informação que circula pelas redes sociais sobre a liberação de shows, festas e boates não procede. A mensagem é Fake News. A Divisão de Vigilância Sanitária, assim como a Procuradoria Jurídica da Semsa ressaltam que permanece em vigor a decisão judicial que proíbe a realização destes tipos de eventos e outros que causem aglomeração, como forma de enfrentamento à pandemia da covid-19.
Tanto a Vigilância Sanitária como os demais órgãos de segurança municipais e estaduais seguem com as fiscalizações pela cidade. As equipes percorrem diversos pontos para garantir o cumprimento da determinação judicial e do decreto estadual.
Quem descumprir está sujeito a uma série de sanções que envolvem a notificação, o pagamento de multas e a condução dos responsáveis até a delegacia de Polícia Civi. A região do Baixo Amazonas permanece em bandeira laranja em relação à classificação do Governo do Estado, que corresponde ao risco médio de contágio.
Ressalta-se também que o trabalho das barreiras sanitárias nos portos, aeroportos e rodoviária continuam em parceria com os órgãos de segurança com o objetivo de detectar de forma precoce as pessoas infectadas e evitar a segunda onda da doença em Santarém.