A Prefeitura de Santarém concedeu, por meio da Lei nº 20.762 de 11/11/2019, sancionada pelo prefeito Nélio Aguiar, título de utilidade pública ao Grupo Executivo Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade de Santarém (MCC). O MCC atua no município há 50 anos - foi fundado em 12/01/2019 - e atua como uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter social, cultural, assistencial, religioso e apartidário, com a finalidade oferecer formação espiritual e humana, por meio de atividades religiosas, além de realização de trabalho de filantropia.
O Cursilho destaca-se por ser um movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo (kerigma), com o propósito de despertar novas lideranças (trecho retirado do site do MCC Brasil).
Em Santarém, o MCC reúne jovens e adultos. Os momentos de formação acontecem durante as reuniões, por núcleos, ou durante os encontros gerais que acontecem em anexo à Escola Diocesana São Francisco, no bairro Santa Clara.