4. Jovens de Alter do Chão ganham baile de debutantes na 32ª edição do Baile das Flores
Jovens de Alter do Chão ganham baile de debutantes na 32ª edição do Baile das Flores Autor: Desconhecido

A exemplo de um baile de debutantes, tradicional ritual de passagem de meninas de 16 anos, o sonho de princesa foi realizado para moças da Vila Balneária de Alter do Chão com a 32ª edição do Baile das Flores. A noite mágica pelo mundo das cores e flores conferiu as dezesseis debutantes um especial momento.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o grupo de idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão, equipamento social da Secretaria.

Leia também:

O Centro Comunitário de Alter do Chão foi preparado com muito zelo para que os sonhos ganhassem a realidade necessária e ficassem marcados para sempre na memória das adolescentes. Com trajes de princesas, as dezesseis moças foram apresentadas a sociedade. Ao som da Banda Stillus, elas desfilaram, dançaram a tradicional valsa, brindaram e ganharam os parabéns dos amigos e familiares.

As debutantes são netas das idosas usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das comunidades de Cucurunã, Irurama e Alter do Chão.

De acordo com a coordenadora do Cras Alter do Chão, Jozimara Damasceno, o espaço foi ornamentado pela equipe de colaboradores do Cras e com a ajuda do filho da idosa Urbana Coelho, Nilson Coelho. "Somos gratos a todos. Foi fruto de muita dedicação em prol da realização de uma noite encantadora".

A usuária integrante do grupo dos idosos, Urbana Coelho, contou da emoção em ver a neta realizando o sonho e recordou de quando debutou também no tradicional Baile das Flores. "Ver minha neta Flávia Manuella Ferreira Rodé tão linda nessa noite não tem preço que pague. Mais uma geração ganhando sua noite especial para nós é muita gratidão". A neta, a exemplo da avó, ficou emocionada e garantiu que a noite ficará guardada com carinho em suas lembranças.

"Mais uma noite linda preparada com muito carinho foi realizada aqui em Alter do Chão. O Baile das Flores é tradicional e realiza um encontro de gerações, um momento de muita emoção", pontuou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

O Baile das Flores teve sua primeira versão em maio de 1987, objetivando proporcionar às famílias e principalmente aos idosos, momentos de descontração e lazer, possibilitando aos mesmos recordarem juntamente com seus amigos e familiares os antigos bailes.

Com o sucesso atingido, foi criada uma atração que chamasse atenção não somente dos idosos, mas também da classe jovem. Como em Alter do Chão nunca tinha sido realizado um Baile de Debutantes, foram lançados convites aos pais para que suas filhas participassem como debutantes. Assim, o Baile tornou-se tradicional e entrou para o calendário de eventos sociais da Vila balneária de Alter do Chão passando a acontecer todos os anos com a apresentação das jovens. Por algumas vezes as debutantes também foram da melhor idade, de forma a realizar o sonho de menina acalentado desde a juventude.