Os rios são parte fundamental e vital do meio ambiente, mas sofrem com o lixo lançado nas águas que além de poluir prejudica a vida marinha. Com o intuito de diminuir esses casos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), desenvolveu a Campanha “Rios Mais Limpos, mergulhe nessa ideia” a qual desenvolve ações de conscientização ambiental em embarcações e áreas próximas ao rio como a que ocorreu na manhã deste sábado (07) na Alameda Final do bairro Mapiri.
A intervenção contou com a parceria da Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) e a ajuda voluntária dos coroinhas da Igreja do Menino Jesus que receberam orientações dos agentes do Ciam e Coopresan sobre como abordar os donos das embarcações, tripulantes e passageiros, além de moradores próximos à Orla do Mapiri. Também foram distribuídos aos voluntários adesivos para ajudar a espalhar a campanha, após autorização do dono da embarcação ou residência para colocar o adesivo, é claro.
Os agentes e participantes abordaram alguns barcos e casas explicando a importância de se jogar o lixo no local adequado e os riscos que traz à natureza e à saúde das pessoas descartarem os dejetos no rio, uma vez que contamina as águas e mata os animais dos rios. Ao final da ação, a Igreja do Menino Jesus serviu um lanche a todos os participantes.
Segundo Nazaré Imbiriba, Coordenadora do grupo de coroinhas, intervenções como esta são ótimas para dar um bom exemplo aos mais novos sobre os cuidados com o meio ambiente. “É muito bom ver os adolescentes participando, estando engajados na campanha para preservação das nossas riquezas naturais e tenho certeza que não apenas os que receberam as orientações aprenderam muito como os próprios coroinhas também. Eles serão agentes multiplicadores” explicou.