Secretária de Assistência Social com representantes da Unicef. Investir e monitorar são planejamentos necessários para que as políticas de assistência social continuem avançando em Santarém. Cumprindo este compromisso, a Prefeitura de Santarém representada pela gestora da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) Celsa Brito esteve nesta segunda-feira (18) na capital do estado do Pará acompanhando projetos deste segmento para o município.
Celsa visitou a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) para debater o projeto que pleiteia recursos para a reforma do prédio do Centro de Referência Especializado no atendimento a Mulher Maria do Pará. De acordo com a secretária, o projeto está em andamento na comissão de engenharia de infraestrutura da Seplan recebendo alguns ajustes para que a reforma seja contemplada.
“Sabemos da importância desse equipamento para o atendimento a mulher vítima de violência doméstica. O Centro está atualmente funcionando anexo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por isso estamos monitorando o andamento do projeto para a reforma seja feita o quanto antes.”
Celsa Brito durante visita ao escritório da Acnur.A gestora também visitou os escritórios das instituições internacionais Acnur e Unicef para agradecer o apoio com o acolhimento dos indígenas venezuelanos que se refugiam em Santarém. “A Acnur e Unicef estarão em Santarém na próxima semana participando de uma programação que está sendo preparada para comemorar os dois anos de implantação da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf) que acolhe os indígenas venezuelanos. Será um importante evento com renome nacional”.
Investimentos na garantia dos direitos da criança e adolescente
Recentemente o prefeito Nélio Aguiar, a convite do Unicef, esteve representando Santarém no evento dos 30 anos da convenção sobre os Direitos da Criança que ocorreu em Brasília.
Com os esforços da atual gestão, Santarém busca o recebimento de duas certificações importantes para o avanço nas políticas voltadas a criança e ao adolescente no município, o Selo Unicef e o Prefeito Amigo da Criança.Centro Maria do Pará atualmente funciona no Creas, na Travessa Luiz Barbosa, nº 1310, entre Avenidas Plácido de Castro e Borges leal, bairro Caranazal.