4. Inventário da Oferta Turística de Santarém é validado pelo Governo do Estado do Pará
Inventário da Oferta Turística de Santarém é validado pelo Governo do Estado do Pará Autor: Desconhecido

Um Inventário Turístico é um dos principais instrumentos para o planejamento eficaz de qualquer destino turístico, pois nele estão contidos todos os dados referente a infraestrutura, bem como informações detalhadas sobre os atrativos, serviços, produtos e equipamentos locais. Na tarde desta terça-feira (19), o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), da Prefeitura de Santarém, lançou no Portal Online o Inventário Turístico de Santarém Digital. Confira clicando aqui.

Para o Secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, a validação do Inventário é vital para que os visitantes e turistas possam acessar informações necessárias durante a estada em Santarém e região. "Santarém é reconhecido mundialmente pelo seu potencial e vocação para o Turismo em vários níveis, tanto no Turismo de Sol e Praia, Eventos, de Base Comunitária, Ecoturismo, dentre outros. E com a validação do Inventário Turístico de Santarém pelo Governo do Estado teremos mais possibilidades de oferecer informações sobre toda a nossa cadeia produtiva com seus produtos e serviços, bem como nossa infraestrutura turística que a cada ano vem crescendo".

Diego agradeceu ainda a todos os envolvidos na consolidação da base de dados do Inventário. "Quero agradecer de maneira especial a Secretaria de Estado de Turismo e ao Governo Municipal pelo constante apoio, no que se refere a atualização dos dados turísticos e aos técnicos da Semtur que não medem esforços para que tenhamos dados precisos e atualizados, para subsidiar a visita de nossos turistas em Santarém e região", destacou.

De acordo com o Coordenador de Estudos, Pesquisa, Estatística e Informação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, Admilson Alcântara, o documento final do Inventário só foi possível com a parceria da Secretaria de Estado de Turismo e a Prefeitura de Santarém, por meio da Semtur. Ressaltou que o Inventário é um documento estratégico para efetivar ações que fomentem o turismo do município. "Em consonância com o Plano Ver o Pará, que orienta todas as ações no sentido de fomentar o turismo no Estado do Pará e o Plano Encontro que dá as diretrizes para as Políticas de Turismo do município de Santarém, concluímos mais uma versão do Inventário da Oferta Turística de Santarém, uma parceria entre as Diretorias de Políticas da Secretaria de turismo do Estado do Pará, Coordenadoria de estudos e pesquisas e a equipe da Secretaria Municipal de Turismo. O inventário é um documento que inclui dados de infraestrutura de apoio turismo, aspectos socioeconômicos de Santarém, meios de acesso ao município, sistema de comunicação, sistema educacional, de saúde, segurança, informações como serviços e equipamentos turísticos, meios de hospedagem, atrativos turísticos naturais, culturais, um elenco enorme de informações que dão subsídios para o planejamento do turismo no município de Santarém", explicou.

Admilson Alcântara pontuou ainda que o Inventário dará condições para que Santarém possa se posicionar bem no Mapa do Turismo Nacional e espera que essa validação o documento seja trabalhado, e que o Inventário seja o suporte no apoio do Plano Encontro nas demais ações para o fomento das ações do turismo no município de Santarém.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), já se organizam para iniciar também a atualização do Plano Encontro, outro importante documento para o desenvolvimento turístico de Santarém e região.