1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Iniciam os serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém
Iniciam os serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém Autor: Desconhecido

Iniciam os serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O trabalho consiste em reforma nas estruturas, piso, revestimento e calçadas de proteção, com nova p...

O trabalho consiste em reforma nas estruturas, piso, revestimento e calçadas de proteção, com nova pintura nas cores originais, identificadas a partir de processos especiais. 
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), junto com a Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas em parceria com o Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (Inea), deram início aos serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém. Desde o final de semana, servidores da pasta e artesãos da cooperativa estão empenhados na limpeza física das esculturas. O objetivo é dar mais vida aos monumentos, buscando a fidelidade de sua originalidade.

O projeto de recuperação será realizado por etapas. O serviço já contemplou a obra do "Vaso de Gargalo" com a limpeza de toda a parte física. Posteriormente os trabalhos serão feitos no "Vaso Cariátides" e o "Muiraquitã", todas dos Artistas Plásticos Laurimar Leal e Renato Sussuarana, responsáveis por grande parte do acervo cultural do Baixo Tapajós e que representam a Cerâmica Tapajônica.

Leia também:

Titular da Semap Bruno Costa em apoio ao processo de restauraçãoO secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, acompanha de perto os serviços. Segundo o titular da pasta a restauração desses monumentos representa um marco importante para a cultura santarena, pois dará mais vida aos logradouros. "Enquanto município ficamos felizes por realizar esse serviço em parceria com a cooperativa e o Inea. Serviço este que vai obedecer a originalidade e padronização dos artefatos. O nosso objetivo é entregar a população esses monumentos em perfeitas condições", disse Costa.

O trabalho consiste em reforma nas estruturas, piso, revestimento e calçadas de proteção, com nova pintura nas cores originais, identificadas a partir de processos especiais. Sendo: Pintura com tinta de cor marrom claro, na paleta de cores com tom entre o camurça e o marfim. Após a pintura, será dado um tratamento com betume para que a obra não fique manchada.Por sua importância e dimensões, a restauração dos monumentos exige procedimentos técnicos complexos, diversificados e especializados.

"Os monumentos expostos na Praça Barão de Santarém contam a história cultural do Baixo Amazonas e devem ser preservados como memória e obra de embelezamento da cidade. É necessário que a população se conscientize da importância e zele por eles. Na grande maioria, o que acontece não é o desgaste pelo tempo, mas sim a depredação por causa do vandalismo", disse Jefferson Paiva, presidente da Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas.A restauração traz a proposta de dar mais vida aos monumentos, buscando a fidelidade de sua originalidade. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.