A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comercio e Tecnologia – Semdec, e a Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano – CHDU/Semgof, iniciaram na manhã desta sexta-feira (14), no Salão Paroquial da Igreja Cristo Salvador, no Residencial Salvação, a primeira de cinco Oficinas de Revisão do Plano Municipal de Habitação e Interesse Social – PMHIS.
O PMHIS é um instrumento político-administrativo elaborado pela Prefeitura Municipal de Santarém e visa compor e cumprir, o Artigo 189 do Plano Diretor participativo do município, conforme explica a Coordenadora da CHDU, Dra. Nelcilene Lopes.
"A exemplo do Plano Diretor Participativo, essa etapa tem por finalidade identificar os problemas, por meio da metodologia de debate de acordo com os eixos temáticos referentes as diretrizes, aos programas a serem desenvolvidos, diagnostico, objetivos, déficit habitacional, sistema de informação, as zonas de interesse social, estratégias a serem desenvolvidas", disse Dra. Nelcilene.
A primeira Oficina foi realizada com a sociedade civil organizada dos 10 bairros e o Residencial Salvação, que compõem a Zona Oeste, que debateram e apresentaram os resultados a serem analisados pelos técnicos/coordenadores das oficinas, assim que forem executadas nas demais Zonas: Norte, Central, Leste e Sul, em locais e datas a serem divulgados.
Estiveram presentes no evento, o Secretário Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comercio e Tecnologia – Semdec, Ruy Correa e o chefe de gabinete da prefeitura municipal de Santarém, Erasmo Maia, representando o Excelentíssimo Prefeito, Nélio Aguiar e representantes dos Conselhos, Gestor do Fundo Municipal de Interesse Social, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - Creci, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará - CREA, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará– CAU.