O ano de 2017 foi muito produtivo no município de Santarém e a cidade virou um canteiro de obras. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), trabalhou no inverno e no verão, visando garantir a trafegabilidade das vias da cidade. E mesmo com o ano chegando ao fim e com portaria de recesso na adminsitração municipal, o trabalho não para.
"A secretaria atua de duas formas muito bem claras. Primeiro durante o verão, onde o nosso maquinário da terraplenagem trabalha para melhorar as ruas da cidade. O segundo momento é o inverno, onde as equipes já trabalham mais no setor de limpeza, desobstrução de boca de lobo e dos bueiros. A terraplenagem não para, mas como às vezes passa uma semana toda chovendo e os equipamentos ficam parados, mobilizamos as equipes de terraplenagem para fazerem limpeza. Mesmo com chuva, os dias de sol são bem aproveitados para fazer os serviços", explicou o titular da Seminfra, Daniel Simões.
O prefeito Nélio Aguiar avaliou 2017 como um ano de muita produção. "Retiramos equipamentos que estavam parados nas oficinas, e até o momento já percorremos 124 quilômetros de ruas com o serviço de recuperação asfáltica. Além disso, 67 quilômetros de vias receberam trabalhos de manutenção, com serviços de terraplenagem. A expecativa é que a gente melhore ainda mais esse ritmo no próximo ano. Seguimos trabalhando de forma tranparente e buscando mais avanços para a população de Santarém", ressaltou.
Em 2017, a Prefeitura também iniciou o Projeto Cidade limpa, com a coleta de entulho e limpeza nos bairros. No primeiro ano de gestão do prefeito Nélio Aguiar, a equipe passou por 32 bairros. Foram recolhidas 792 carradas de entulho, o que equivale a 2.970 toneladas. Em 2018, os maquinários vão continuar fazendo limpeza. Os bairros que não foram contemplados serão beneficiados e o projeto também vai retornar nos bairros que já passou, evitando que o lixo vá para a rua e pare nos bueiros. Alguns pontos da cidade também receberam a equipe de roçagem e capina. Foram 1 mil km de via com ação de limpeza.
A retomada de contratos que estavam travados possibilitou a continuidade de várias obras em Santarém. "Vários contratos que estavam praticamente cancelados junto ao governo Federal foram retomados. 44 vias começaram a receber pavimentação. Nos próximos meses de 2018 vamos aumentar esses números de ruas pavimentadas, que é fruto do trabalho do governo atual, que busca parceria com o governo federal para asfaltar novas ruas. Bairros como Nova República, Jutai e Área Verde já estão no projeto para receberem pavimentação. A Avenida Muiraquitã, que era um contrato antigo e estava praticamente perdido, conseguimos retomar e a obra vai continuar".
Outras obras beneficiarão toda a população santarena. "Entregamos uma parte da Orla e a nova etapa já iniciou. Assim como a 2ª Etapa da Praça de Eventos, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Praça de esporte e Cultura (no bairro São José Operário), Praça do Çairé, entre outras. Temos muitas coisas para fazer, mas todos já notaram que o trabalho não para e que o município de Santarém foi beneficiado com grandes obras", finalizou Daniel.