4. Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é recebida em Santarém
Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é recebida em Santarém Autor: Agência Santarém

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é recebida em Santarém

Geisa de Oliveira
Neste domingo, 9, a padroeira dos paraenses visita a Casa de Acolhimento Reviver.

Santarém foi abençoada na manhã deste sábado, 8, com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, que permanecerá por dois dias visitando igrejas, hospitais e instituições.

A imagem foi recepcionada na Igreja de Nossa de Nazaré, no bairro Vitória Régia, pela 1ª dama e secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, que esteve representando o prefeito Nélio Aguiar, juntamente com o arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, o deputado federal Henderson Pinto (MDB), a deputada estadual Maria do Carmo (PT), o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, o juiz Gabriel Veloso, da Comarca de Santarém, e demais autoridades.

"Pela oitava vez, o município recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e nos enche de alegria e bênçãos, desta forma nós temos a oportunidade de agradecer e reforçar os nossos pedidos de intercessão para continuarmos nosso trabalho pela população de Santarém", disse Celsa Brito.

Após a celebração, a imagem segue o itinerário de visitas. Neste domingo, 9,  a Casa de Acolhimento Reviver de Crianças e Adolescentes (abrigo municipal) receberá a visita, a partir das 11h40.

O arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, presidiu a celebração ao lado do administrador da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, padre Ademar Ribeiro.

"Nossa Senhora de Nazaré é rainha e padroeira da Amazônia, é a Nossa Senhora do Círio de Nazaré, e ela vai, em todas as cidades, levar a devoção mariana, ela de fato agrega aonde ela passa, o povo vem, se aproxima, faz sua oração, a sua prece. Nossa Senhora nos ensina que Deus é próximo de nós, a mãe de Jesus está próxima, ela serviu a Izabel sua prima, nos ensina a servir, nos ensina a amar, nos ensina cuidar, a sermos misericordiosos, fraternos, a promovermos a paz, e ela nos ensina principalmente a cuidar da vida, porque ela acolheu o próprio autor da salvação, o nosso senhor, no seu ventre, por isso, procuremos imitar Maria no seu jeito de ser, de viver, e de viver a fé, e que as mães, as famílias, possam olhar para virgem Maria de Nazaré e fazer o mesmo amando seus filhos, cuidando bem da sua família, tendo muita fé no meio das dificuldades e também nas lutas de cada dia, nos meio dos sacrifícios, saber que Nossa Senhora é mãe e cuida de cada um de nós e que a benção através de Nossa Senhora de Nazaré, possa estar presente em todos os lares santarenos, sobre esta cidade, sobre esta região da Amazônia", destacou Dom Irineu.

Durante estes dois dias, 21 locais serão visitados, ainda neste sábado, haverá visita à região do Eixo Forte, haverá uma procissão saindo da Igreja N. Sra. de Nazaré, localizada na comunidade Caranazal, Rodovia Everaldo Martins (PA 457), e seguirá até a Igreja N. Sra. da Saúde, em Alter do Chão.

No domingo, a imagem da Rainha da Amazônia visitará pela primeira vez o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura e a Casa de Acolhimento Reviver (abrigo municipal).