1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Idosos participam de programação alusiva ao 'Janeiro Branco'
Idosos participam de programação alusiva ao 'Janeiro Branco' Autor: Desconhecido

Idosos participam de programação alusiva ao 'Janeiro Branco'

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Prefeitura e parceiros desenvolveram programação especial com os idosos sobre o 'Janeiro Branco'. Fo...

Prefeitura e parceiros desenvolveram programação especial com os idosos sobre o 'Janeiro Branco'. Foto-Ascom Semsa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu na tarde desta quarta-feira (29), a programação do Janeiro Branco, que traz a reflexão sobre a importância dos cuidados para uma boa saúde mental. A programação é desenvolvida pela Prefeitura de Santarém, em ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Fundação Esperança.

Para a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Idoso, Socorro Cabral, a parceria com os profissionais da psicologia contribuiu para reflexão do tema. "Estamos com duas profissionais da Fundação Esperança, a Amanda Barros e a Ariane Macedo, que estão trazendo uma tarde de entretenimento aliado a conhecimentos importantes para a melhoria da saúde mental dos nossos idosos, buscando alertar sobre seus limites para que eles possam perceber o momento de buscar ajuda para o melhoramento da saúde mental", explicou.

Coordenadoras do CCI, Livia Miléo, do CRS do Idoso, Socorro Cabral, e psicólogas da Fundação Esperança. Foto-Ascom SemsaDe acordo com a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Lívia Miléo, a programação deu um toque especial no retorno às atividades com os idosos do CCI.

"É muito importante os idosos terem momentos como esses, principalmente no início de ano, como uma programação voltada para refletir sobre a saúde mental. Vemos a necessidade dessa reflexão. É necessário para que eles estejam bem, mentalmente saudáveis".

A psicóloga plantonista da Fundação Esperança, Amanda Barros, por meio de palestra, levou os participantes sobre a reflexão da saúde mental de forma dinâmica. “Essa temática do Janeiro Branco tem uma referência no início do ano, para que possamos fazer um balanço geral. Esse branco faz alusão a uma folha em branco, que a gente tem para fazer as ponderações da vida e porquê com os idosos, devido a fatores de adoecimento acentuado, tem uma debilidade física para alguns e isso vem acarretar, também, doenças emocionais. O trabalho que é realizado aqui é voltado para esse bem-estar físico e mental dos idosos", ressaltou.

Entre as atividades foi verificada a pressão arterial dos participantes. Foto-Ascom Semsa"Estamos fechando um ciclo de trabalhos do Janeiro Branco com a programação voltada à valorização da pessoa idosa com a reflexão sobre a sua saúde mental, por entender que eles já passaram por várias etapas em sua vidas e que muitas vezes tiveram experiências boas e outras nem tanto, mas que encontraram nos grupos de convivência uma maneira, uma forma de socializar suas emoções, e esse momento de reflexão sobre a importância do bem-estar mental vai contribuir para a sua valorização como um ser social", observou a secretária de Saúde, Dayane Lima.

Na programação, além da palestra aconteceu escuta psicológica, verificação da pressão arterial e atividades recreativas.

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.