Animação e cuidados com a saúde marcam programação de carnaval para idosos do Diamantino. Foto-Ascom SemsaOs idosos que são assistidos pelo grupo de hipertensos e diabéticos da Unidade Básica de Saúde do bairro Diamantino tiveram uma manhã de segunda-feira de muita alegria e animação com a programação de carnaval que foi promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que aconteceu hoje, 10. O evento contou com a parceria do Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes).
A senhora Maria da Conceição, de 57 anos, após fazer os exames aproveitou o clima de carnaval para fazer o que gosta: se divertir. "Desde o dia que descobri que tinha diabetes, participo do grupo. Já fiz meus exames, está tudo bem! Já dancei bastante e vou dançar até cansar. Eu gosto muito de carnaval e vim aqui me divertir. Para quem é hipertenso é bom participar disso, fazer ginástica, zumba, pular, andar e passear, e é isso que eu gosto".
De acordo com a professora do curso técnico de Enfermagem do Cepes, Lúcia Eleni Freitas, a programação, que contou com a parceria da entidade, permite que os alunos aliem seus conhecimentos com a prática nas atividades do grupão, além de contribuir com bem-estar do idoso.
"A programação é uma oportunidade de trazer o aluno da teoria para a prática, onde tem a vivência dos grupões, com objetivo deles identificarem a diversificação dos atendimentos, não trazendo apenas a questão medicamentosa, mas o trabalho da autoestima, por meio de dinâmica, ações de beleza, e isso culmina com uma melhora do paciente, com bem-estar físico e mental", destacou.
Dona Maria da Conceição, atendida pelo grupão do Hiperdia: animação e descontração. Foto-Ascom SemsaA coordenadora da UBS Diamantino, Aline Melo, explicou que a proposta foi oferecer aos idosos uma proposta diferente. "Foi uma atividade para despertar a alegria deles em sempre vir aqui para a Unidade para pegar as suas medicações e realizar o acompanhamento. Sempre desenvolvemos atividades prazerosas, que façam com que eles se exercitem e este momento do carnaval é um deles. Fazer esta ação com animação, juntamente com o Cepes, oferecendo vários outros serviços, como estética e beleza, bingo, palestra, brindes e um com café da manhã foi muito prazeroso", comentou.
Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, a programação ajuda no tratamento dos idosos que participam do grupão. "As nossas Unidades de Saúde sempre criam um clima especial em momentos como esse para motivar os nosso idosos a buscarem os serviços de saúde nos grupos de Hiperdia. Muitos deles gostam e relembram quando participavam de algum evento do carnaval. Ações como essa são importantes para gerar esse clima de alegria e felicidade. Sentimentos como esses contribuem para a melhoria do estado de saúde de cada um”, ressaltou.
A Unidade atende aproximadamente a 160 idosos. A programação terá continuidade nesta terça-feira (11), a partir das 08h, na área de reunião do grupão.