O caminho percorrido até chegar à terceira idade vem com muitas transformações, a experiência aumenta e os hábitos, muitas vezes, já não são mais os mesmos. Nessa fase, alguns cuidados maiores com a saúde passam a ser necessários. Isso também vale para a saúde bucal. E foi para orientar os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José Operário que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) convidou um cirurgião dentista.
Em uma roda de conversa o cirurgião dentista Jeymenson Costa Coelho contou de forma clara e objetiva para os aproximadamente 40 idosos como proporcionar uma melhor qualidade de vida e cuidados com os dentes, higiene das peças dentárias e línguas.
O dentista esclareceu que na hora da escovação, a boca pode ser dividida em quatro partes, e cada uma delas deve ser limpa por aproximadamente 30 segundos, com movimentos de vai e vem, sem esquecer o uso do fio dental, que deve ser usado diariamente e os cuidados devem ser redobrados no casos das peças dentárias. A higiene bucal na terceira idade deve ser feita normalmente com escova e fio dental e um com creme dental com flúor.
Segundo a coordenadora do Centro Vanderleia Ferreira os idosos foram unânimes em aprovar a ida do especialista que foi importante em dar orientações precisas para eles que estão vivenciando a terceira idade e que devem cada dia prezar por uma boa qualidade de vida.