Aproximadamente cinquenta idosos de quatro polos Mapiri, Caranazal, Fátima e Ribeirinho participaram de uma programação especial em comemoração ao mês do Idoso na manhã desta sexta-feira, 18. Para os participantes foi proporcionado uma integração com o objetivo de fortalecer os vínculos e também levar a prevenção à depressão na terceira idade.
A estudante de Psicologia, Rita Costa Guimarães, foi a ministrante da palestra de prevenção. O estudo sobre depressão na terceira idade aponta que os maiores índices de mortes relacionadas à depressão estão concentrados em pessoas com mais de 60 anos. O ápice dos casos ocorre após os 80 anos. Na Terceira Idade, as pessoas tornam-se mais vulneráveis ao quadro depressivo por conta da chegada de doenças crônicas incuráveis, o luto pela perda de pessoas próximas e a frustração por não poder mais realizar algumas atividades.
A idosa Maria Lucilene Mota Pinto, mais conhecida por dona Lene, usuária do Polo Mapiri, falou sobre a programação de integração dos polos. “Foi bom todos nós estarmos aqui, conhecermos mais sobre nossos direitos, sabermos sobre como podemos prevenir a depressão. Eu iniciei aqui quando eu trabalhava com idosos e incentivei a implantação do polo Mapiri que se reúne toda terça-feira. As oficinas realizadas no polo são muito boas, pois contribui com a geração de renda de muitos que necessitam”, destacou dona Lene.