Autor: Luan Rodrigues
Seis comunidades, localizadas na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, vão contar com melhorias no abastecimento de água potável, a partir da entrega de grupos geradores pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). Os investimentos, provenientes de recursos próprios buscam sanar problemas de saneamento básico nas localidades, já que ainda não possuem energia 24 horas e dependem deste tipo de equipamento para funcionamento dos microssistemas.
Na sexta-feira (5) o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve juntamente com o titular da Semap Bruno Costa vistoriando os equipamentos no galpão da secretaria. Na ocasião, relatou que o governo não tem economizado esforços a fim de atender às demandas das comunidades rurais e ribeirinhas do município.
"Enquanto a energia definitiva não chega nesses locais, estamos fazendo a boa política de não deixar a população da zona rural desassistida. Na ausência de energia elétrica fixa, o grupo gerador é a forma mais utilizada para realizar o fornecimento de energia. Por meio desta política pública iremos proporcionar melhor qualidade de vida, garantindo abastecimento regular de água potável para que os moradores dessas áreas possam ter acesso à água limpa", pontuou o gestor.
Os modernos equipamentos são de fabricação Nacional e possuem potência de 7,5 KVA, suficiente para manter o funcionamento nas comunidades.
De acordo com o secretário Bruno Costa, desde o início da gestão a Prefeitura está investindo na aquisição de grupos geradores para as comunidades rurais.
"A atual gestão está realizando o sonho de muitas comunidades, que passaram anos desassistidos pelo poder público. Durante esse período várias destas, já receberam o equipamento. A pedido do nosso prefeito estamos providenciando mais grupos geradores para outras comunidades. Esse tipo de ação é importante, pois os moradores precisam de energia elétrica para auxiliar em suas atividades, bem como oferecer boas condições de armazenamento de alimentos, e outras finalidades apresentadas pelas comunidades", ponderou o secretário.
Em relação aos investimentos, o município está realizando a entrega dos equipamentos completos nas comunidades; fazendo a doação de toda a fiação elétrica; possui ainda um profissional que vai até as comunidades realizar os trabalhos de instalação da rede, além da construção das casas onde ficam os geradores.