Autor: Masih Saldanha
Durante a manhã desta segunda-feira (28), agentes ambientais da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atenderam a um pedido de resgate para um filhote de peixe-boi ferido encontrado por pescadores da comunidade Saracura. O animal foi encontrado pelos moradores preso nas malhadeiras durante a pesca e logo em seguida mantido em segurança em uma caixa d’água com água do rio até a chegada dos agentes.
Segundo os moradores, o peixe-boi já tinha várias marcas e feridas características de ataques de predadores naturais do hábitat como piranhas, por isso acionaram rapidamente o órgão ambiental para evitar a morte do animal que é de uma espécie ameaçada de extinção. Os agentes da Semma encaminharam o filhote ao Zoológico da Universidade da Amazônia (ZooUnama), onde foi avaliado, tratado e seguirá em observação.
“Infelizmente, não tem como dar uma certeza quanto à recuperação desse peixe-boi. As feridas nas nadadeiras são sérias, mas há a possibilidade de se recuperarem com o tratamento que daremos com remédios. Apesar das feridas ele parece estar conseguindo nadar relativamente bem, subindo à superfície para respirar regularmente. Faremos o possível para a total recuperação desse filhote”, explicou Jairo Moura, técnico do ZooUnama.