A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) avaliou positivamente a programação desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Escola de Artes Emir Bemerguy. A Secult destacou a participação maciça de dos estudantes, que vem abrilhantando ainda mais a I Festa Literária de Santarém.
"A Semed está sempre muito bem organizada, a cada edição se supera e este ano apresentou uma programação da melhor qualidade com a participação de um grande número de alunos. Além de bons profissionais veio, também, uma programação de qualidade, dialogando com as demandas dos estudantes e as crianças", destacou a representante da Secult Maria do Céu.
De acordo com Maria do Céu, a programação da Festa Literária de 2019 foi praticamente toda de Santarém, com expressiva participação da Academia de Letras e Artes (ALAS), por meio do Encontro Literário; Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Roda de Conversa, que este ano teve um viés mais acadêmico; e Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, além da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE).
A professora Claíde Azevedo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) comemorou a participação maciça dos estudantes nesta quinta-feira (14). Além disso, destacou que a Semed continua garantindo o transporte e a logística às crianças para participarem das atividades, realizadas todos os dias, no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.
O público desta quinta-feira veio das Unidades Municipais de Educação Infantil da Prainha, Aeroporto Velho e Diamantino. Além das Escolas de Ensino Fundamental Alberico Mendes Nóvoa e Wilson Fonseca. As duas escolas apresentaram os projetos que concorrem ao prêmio Educação de Fiscal Municipal. Ainda participaram das atividades, os alunos de escolas do estado e da rede particular de ensino.
Programação
15/11- VOZES DO AUTOR
ARENA MULTIVOZES
15h às 16h30– Sarau de Cordelistas da Amazônia.
17h – RODA DE CONVERSA
Tema: "Papo de mesa: Ildefonso Guimarães e Ruy Paranatinga Barata"
Convidados: Eduardo Dias (Óbidos/PA) e Odenildo Sousa (Santarém/PA).
Mediação: Ormano Souza (Santarém/PA).
Apresentação: Coral da UFOPA.
19h – ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: IB Tapajós (Santarém/PA).
Mediação: João Georgios Ninos (Santarém/PA).
20h30 – ATRAÇÃO MUSICAL
"Sina de Ciganos" - Nilson Chaves e Vital Lima (Belém/PA).