4. Fanfarra Lírio dos Vales enfrenta seis horas de viagem de barco para participar de festival
Fanfarra Lírio dos Vales enfrenta seis horas de viagem de barco para participar de festival Autor: Desconhecido

São apenas 15 minutos na avenida, da concentração até a dispersão, mas a preparação envolve meses e muitas horas de ensaios. E para chegar à sede do município de Santarém e concorrer pela primeira vez no Festival de Bandas e Fanfarras, a fanfarra da Escola Municipal Lírio dos Vales vai enfrentar seis horas de viagem de barco, saindo da comunidade Cabeceira do Uruari, na região do Lago Grande.

Apesar de ser uma das bandas mais tradicionais do Lago Grande, essa é a primeira vez que a Fanfarra Lírio dos Vales participa do festival. E para o regente Tiago Henrique Sousa, que está há dois anos à frente da fanfarra, a viagem de barco acaba sendo um componente a mais para incentivar os 60 integrantes que estão muito empenhados na preparação para dar espetáculo na avenida.

"É uma viagem longa, mas acaba se tornando um componente a mais para a vontade de estar aqui e dar o nosso melhor. A banda nunca tinha viajado uma distância tão grande. É uma competição, é uma coisa nova para todos eles. Pensamos no aprendizado que essa competição vai trazer para todos os integrantes da fanfarra. São apenas 15 minutos de apresentação, mas são meses de muito trabalho", declarou Tiago Henrique.

O regente encara o trabalho à frente da fanfarra como uma responsabilidade muito. Ele destaca que o mais importante é a formação pedagógica tanto das crianças quanto de todos os integrantes da banda, uma vez que ela não é composta só por alunos da escola, mas também por membros da comunidade. "Nossa participação nesse concurso tem essa importância do ponto de vista da união, da perseverança da comunidade. É uma região onde não tem nem sinal telefônico. Então, a nossa participação é um grande feito, é um trabalho que envolve toda a comunidade", frisou.

A comunidade Cabeceira do Uruari leva muito a sério o trabalho feito pelas fanfarras, tanto que na região, um dos eventos mais importantes do ano é a Semana da Pátria.
Para 2017 a fanfarra pensou em algo diferente do que já tinha sido apresentado por outras bandas. "A gente vem com trilhas sonoras de desenhos animados. A gente vai trazer músicas e coreografias inusitadas, alegria que a gente vai para a avenida como o nosso ponto forte", revelou Tiago Henrique.

O regente da fanfarra Lírio dos Vales acredita que o trabalho que participar do Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém é um meio de crescer. "Não só a banda cresce. Eu cresço muito junto com eles. Aprendo muitas coisas novas, mesmo porque não sou morador do Lago Grande. Toda semana eu viajo da cidade para a região do Lago Grande e lá eu aprendo muito da cultura deles. Aca sendo uma grande troca de conhecimentos", pontuou.

O Festival de Bandas e Fanfarras é promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria Municipal de Educação (Semed). Em 2017, o evento tem a coordenação da Escola de Artes Emir Bemerguy e do Núcleo de Esporte e Lazer.

XI Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém
Onde: Orla de Santarém