A obra foi realizada em cima de diversos projetos para preservar o igarapé do UrumariA reivindicação histórica de execução da ponte de concreto na Avenida Dom Frederico Costa foi executada pela atual gestão municipal. A obra, aguardada por muitas famílias, vai beneficiar moradores de 11 bairros da zona leste e garantir o fluxo seguro de veículos na área. A obra, que será entregue nos próximos dias, teve um investimento no valor de R$ 2.126.448,33.
Gerido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), os serviços iniciaram no mês de junho e já foram concluídos, brevemente ocorrerá a entrega oficial. "Estamos muito otimistas porque acompanhamos os serviços desde o início e já concluíram. A Prefeitura vai realizar o sonho das famílias de onze bairros e para nós é um serviço muito importante. Graças a Deus temos agora uma ponte de concreto", agradeceu o presidente do Centro Comunitário do Jutaí, Abelardo Amaral.
O atual governo municipal sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar já havia feito reparos na ponte para assegurar a trafegabilidade da população, mas os invernos rigorosos demonstraram a necessidade da construção de uma ponte definitiva. Por conta disso, a ponte foi construída em um nível mais elevado para prevenir alagamentos.
O prefeito Nélio Aguiar destacou os investimentos públicos e privados que os bairros da zona leste estão recebendo e podem receber nos próximos meses.
"Essa ponte representa muito. Será de vital importância para o desenvolvimento econômico da zona leste que receberá muitos investimentos privados. A área pública, temos os portos e terminais e o anel viário da Área Verde e Jutái. Uma conquista para todos", disse o prefeito Nélio Aguiar.Equipe durante os serviços na obra
O titular da pasta de Infraestrutura Daniel Simões informou que a obra foi realizada levando em consideração todos os cuidados necessários com o Igarapé do Urumari. "A equipe técnica da Secretaria realizou diversos projetos para preservar o igarapé. Com a obra, o curso do igarapé voltou ao leito natural e foi retirada a ponte de madeira que trazia prejuízo a população e muita insegurança. Agora teremos um trânsito melhor e já estamos com o projeto de continuidade com inserção de pavimentação e drenagem da Avenida Moaçara até a Marcílio Dias, garantindo a mobilidade urbana para vários bairros."
"Santarém completou 358 anos e somente na atual gestão este problema será resolvido. Trabalhamos na recuperação da ponte e corremos atrás de recursos para que a construção fosse efetivada. Em junho começamos com a escavação e o assentamento das aduelas. O trecho precisou ser interditado, mas para o bem de todos. Nesta quinta-feira (2), a equipe finalizou os serviços e liberamos para o tráfego", concluiu Daniel Simões.