4. Exposição "Festa do Çairé" recebe a visita de estudantes da Escola Fluminense
Exposição "Festa do Çairé" recebe a visita de estudantes da Escola Fluminense Autor: Desconhecido

Exposição "Festa do Çairé" recebe a visita de estudantes da Escola Fluminense

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no prédio da Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos  abriu nesta terça-feira (19) a Exposição "Festa do Çairé" ao público santareno.

Foram expostos exemplares de 06 livros, 04 revistas e 01 inventário de autoria local e regional. E os primeiros apreciadores foram 17 alunos, do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Fluminense.

"Logo que te tivemos conhecimento da exposição, nós agilizamos em organizar a visita com a turma. No mês de agosto trabalhamos a temática do Folclore e focamos nas lendas amazônicas. O contexto lendário é vivo no Çairé, além do do grandioso rito religioso, há a narrativa da lenda do Boto. E ensinamos dentro da nossa estratégia de ensino e aqui ampliamos o conhecimento mais técnico através do acervo público, o qual a temática exposta valoriza a nossa cultura. E para o estudantes é fundamental a atividade lúdica, aqui na leitura e da pintura", destacou a professora da turma, Marilena Martins.

O estudante Isaias Batista de 08 anos ficou feliz pela visita inédita ao acervo público. "Foi ótima a visita, aqui é lindo, tem muitos livros que destacam a nossa cultura, o arco do Çairé é colorido, e vou levar para casa a minha pintura do boto", destacou o estudante, do 2º ano.

A bibliotecária municipal, Cátia Alvarez destaca a nova aquisição por meio de doação, do exemplar, Festa do Çairé de Alter do Chão, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). "O exemplar foi organizado pelo Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia, o Pepca da Ufopa na parceria da comunidade de Alter do Chão, representantes dos grupos produtores da Festa do Çairé".

A exposição encerrará no dia 29/09. A Biblioteca Pública Municipal, localizada na Avenida Borges Leal, 1558, no complexo da Casa da Cultura, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara. Expediente, de segunda a sexta, das 08h às 18 horas.