4. Exposição e show circense concluem 19ª Semana Nacional de Museus
Exposição e show circense concluem 19ª Semana Nacional de Museus Autor: Desconhecido

Exposição e show circense concluem 19ª Semana Nacional de Museus

Alanda Matos
.

Autora: Alciane Ayres

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) concluiu  na  tarde desta sexta-feira (21), a 19ª Semana Nacional de Museus com serviços de exposição e cenas de show circense. A programação foi realizada com público limitado e uso obrigatório de máscaras e higienização com álcool em gel.

A artista circense Efraina Rodrigues, conhecida como Fafá destacou o interesse do público durante a programação pela exposição fotográfica, e do resgate de momentos dos adultos e aguçou a curiosidade das crianças pela arte do circo. “A exposição Arte Circense Santarena , Saberes e Tradições, emocionou muitos adultos, alguns nas companhia dos filhos narraram momentos quando eram crianças em que foram levadas ao circo pelos pais. E que naquele momento tinham a oportunidade de trazer os filhos, e verem juntos esse momento mágico pelas fotografias. E a pedidos,  agilizamos junto com a organização da atividade, a apresentação de cenas rápidas do Show circense para que as crianças pudessem vivenciar a arte circense ao vivo”, disse.

A Exposição Arte Circense Santarena – Saberes e Tradições: trata-se de Projeto contemplado no Edital Circo da Lei Aldir Blanc. Na Exposição, o público vivenciará a fantasia e a magia do circo de lona, arte realizada por artistas circenses que contribuem com a arte e cultura santarena desde a década de 60 aos dias atuais. Essa trajetória foi exposta  por meio das fotografias, destacou momentos da magia e saberes circenses desses artistas paraenses realizados durante a estadia nos bairros, comunidades, praças e cidades vizinhas. Das 40 fotos que constituem o Projeto, apenas 16 ficaram em  exposição no prédio público: Circo Teatro Tapajós (década de 60), Circo Teatro Tupinambá (década  de 70) e Circo Teatro Alegria (década de 90 a 2000).  E do mini Show circense participaram ainda o palhaço Guttie Amazônia  e Elies Lucien, a palhaça Vermelhinha. E no final foram distribuídos livros educativos em quadrinhos de Campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no dia 18 de maio no envolvimento de vários órgãos públicos.

Segundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira, a Semana encerra dentro do planejamento. “Trouxe a sociedade santarena, visitantes e turistas que estiveram nas dependências do Centro Cultural nesses dias, a ação organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus [Ibram] que trabalhou dentro da temática “O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar, que abrange no compromisso criativo com o presente, e consequente a garantia do futuro museológico. E mesmo com as necessárias restrições em número pessoas, conseguimos realizar essas atividades, oficinas do artístico cultural à valorização a histórica das peças arqueológicas com traços na produção da oficina de Biojóias, vimos a criatividade dos participantes em belas pinturas, Webnário do Fórum de Museus e a história de artistas circenses da no Pérola do Tapajós em exposição fotográfica e cenas de show circense no encerramento satisfatório”, disse.

A previsão de exposição das peças produzidas na Oficina de Biojóias na próxima semana, quarta-feira (26), às 09h30. O Centro Cultural João (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, na Praça Barão de Santarém. Expediente de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.

Mais informações:

Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc