1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Estudantes participam de mais uma etapa do Programa Saúde na Escola
Estudantes participam de mais uma etapa do Programa Saúde na Escola Autor: Desconhecido

Estudantes participam de mais uma etapa do Programa Saúde na Escola

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Alunos foram vacinados durante a ação.A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de...

Alunos foram vacinados durante a ação.A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (24), mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre a Semsa e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação aconteceu pela manhã e à tarde, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fluminense.

Estudantes se divertiram cuidando da saúde.O objetivo é levar educação em saúde aos estudantes das escolas públicas santarenas. Para isso, a ação desta quinta-feira contou com a parceria de profissionais da Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Clara, acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estudantes do curso técnico de enfermagem do Centro de Ensino Profissionalizante Esperança (Cepes), 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e técnicos da Semsa e Semed.

A meta foi atender cerca de 1000 alunos da escola, do pré-escolar ao ensino fundamental. Eles participaram de atividades educativas sobre os temas: infecções sexualmente transmissíveis e Aids; ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; noções sobre alimentação saudável; passando ainda por avaliação de acuidade visual; avaliação física; avaliação antropométrica e vacinação. A equipe do 3º BPM, comandada pelo Sargento Joel, ministrou palestra sobre violência, cidadania, cultura de paz e prevenção de álcool e outras drogas.

Polícia Militar proferiu palestrasDe acordo com a coordenadora do PSE em Santarém, enfermeira Graça Almeida, que também é coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, 146 instituições de ensino santarenas estão cadastradas para receber as ações do Programa. São escolas municipais, estaduais e o Instituto Federal do Pará (IFPA) que participam das atividades, com o objetivo de receber informações relevantes com foco na educação em saúde.

“Trazer saúde para a escola é uma maneira de prevenir doenças. Nós sabemos que quando nós trabalhamos a questão de educação em saúde e falamos de prevenção, o que o aluno ouve em uma palestra ele leva para dentro de casa, para a família, sendo um multiplicador de informação. Então, a escola é um dos melhores locais para levar essas informações e se nós conseguirmos fazer com que os alunos ouçam uma palestra e coloquem em prática, nós vamos estar prevenindo doenças, com certeza!”, garantiu a enfermeira.

As avaliações auditivas serão realizadas nos dias 29, 30 e 31/10, nas dependências da própria escola, com uma equipe especializada para atender os alunos, finalizando assim as atividades do PSE na Escola Fluminense.

Vários exames foram realizados

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.