Profissionais da Semsa e do Conselho de Psicologia que trabalharam na ação do Janeiro Branco no Parque da Cidade.A campanha Janeiro Branco considerada no mundo como a de maior relevância em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental da humanidade traz em 2020 o incentivo para as pessoas falarem sobre seus sentimentos e suas múltiplas dimensões. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou no final da tarde de sexta-feira (17), escuta psicológica com os frequentadores que utilizam os espaços do Parque da Cidade para atividades físicas. A programação teve a parceria do Conselho Regional de Psicologia e teve a presença de 7 profissionais de psicologia.
A secretária de Saúde, Dayane Lima, explicou o porquê da ação ser realizada no Parque da Cidade. “Programamos a ação no Parque da Cidade, por ser um dos espaços que une a atividade física com a contemplação da natureza, um ambiente propício para uma boa higiene mental e assim um espaço para que os profissionais da psicologia realizassem a escuta psicológica em um ambiente agradável e o objetivo foi alcançado”, ressaltou.
A psicóloga Angélica Brandão, falou sobre a atividade realizada no parque. “ Para falar da promoção da Saúde Mental, sobre o adoecimento, sobre o que leva ao adoecimento, quais são as formas de prevenir e para a gente colocar o profissional de psicologia em contato com a população, pois sabemos a dificuldade da comunidade chegar até esse profissional, para identificar algumas demandas e direcionando para serviços específicos, para o local na rede em que ela vai ser atendida e vai ter sua demanda solucionada.”
* A moradora do bairro Aparecida, Ana Maria aprovou a programação. “Sempre caminho aqui no Parque, mas nunca tinha entrada nessa área interna e tudo aqui é muito lindo, maravilhoso. Esse trabalho aqui, este momento de orientação é muito importante, porque nesse mundo em que a gente vive, nessa correria acabamos não tendo tempo para a gente e quando deparamos com um evento desse ofertado pelo município é muito interessante e estão de parabéns. Gostei muito da orientação da psicóloga, essa conversa me ajudou muito hoje”, destacou.
A programação do Janeiro Branco acontece por todo o mês nas Unidades de Saúde e nos Centros de Referências com atividades educativas e preventivas. No dia 24 de janeiro acontecerá uma formação de atualização sobre o tema, para os profissionais da saúde que estão a frente de atendimentos as pessoas que requerem cuidados.
* O nome da entrevistada é fictício para preservar a imagem da paciente e por questões éticas do Conselho de Psicologia.